O número de pessoas contaminadas com o vírus da dengue não para de crescer no Rio Grande do Sul. Dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta sexta-feira (16) mostram que o Estado já registrou 4,4 mil casos desde o dia 1º de janeiro.
Em Novo Hamburgo são 507 contaminações em 47 dias, o que transforma a cidade no segundo município gaúcho com maior número de casos. A primeira colocação fica com Tenente Portela, com 1,2 mil casos confirmados.
São Leopoldo, também no Vale do Sinos, entrou no top 5 dos municípios com a maior quantidade de casos de dengue, com 224 confirmações. Os últimos dias chuvosos e a possibilidade de calor na próxima semana faz com que os cuidados precisem ser redobrados.
Cuidados com a dengue
O Aedes aegypti se prolifera em água parada, ou seja, qualquer recipiente “dando sopa” se torna o local ideal para o mosquito. Com as temperaturas mais altas, a eclosão dos ovos se torna rápida, aumentando as chances de novos mosquitos circulando por aí.
Em Novo Hamburgo, a Prefeitura está dedetizando as escolas e também aplicando inseticida em diversos bairros do município. No entanto, nada vai adiantar se a população não colaborar. Nos casos de casas com piscina, o importante é manter a água sempre tratada com cloro e os produtos específicos. Outra opção é tampar o local com lonas.
Em jardins, evite o acúmulo de água nos potinhos ou em pneus. Febre, dor de cabeça, mal-estar e fraqueza são alguns dos sintomas mais comuns da dengue e em caso de necessidade, procure a Unidade de Saúde mais próxima.
LEIA TAMBÉM