abc+

AINDA DÁ TEMPO

Deixou para comprar presentes na última hora? Saiba como será o funcionamento do comércio antes do Natal

Levantamento da CNDL e do SPC mostra que 15,3 milhões de pessoas pretendem comprar os presentes nessa semana

Débora Ertel
Publicado em: 21/12/2023 às 16h:01 Última atualização: 21/12/2023 às 16h:02
Publicidade

Com o início das férias coletivas na indústria e o depósito do 13.º salário, o comércio já sentiu o aumento de movimentação nesta semana, em especial a partir desta quinta-feira (21). Situação que deve se intensificar até domingo (24), já que a maioria das lojas abrirão suas portas na véspera de Natal.



Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que 15,3 milhões de pessoas pretendem comprar os presentes nesta semana. Isso corresponde a 11% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.

Mas na percepção da gerente-geral de um bazar do bairro Canudos, em Novo Hamburgo, que integra uma rede de lojas regional, Franciele Müller, 29 anos, o volume de clientes que deixou as compras para a última hora é maior. “Em relação à semana passada aumentou 80% a movimentação. Isso a gente observou em toda a nossa rede. É principalmente compra de presente de amigo-secreto e brinquedos”, comenta.

Inclusive, na manhã desta quinta-feira as prateleiras do estabelecimento recebiam mercadorias de reposição por conta do volume vendido no dia anterior.

Outro dado que tem a cara do Natal é que se no resto do ano o consumidor gosta de fazer compras pela Internet, nesta época a preferência é pelas lojas físicas, com a garantia de escolher pessoalmente o item que será presenteado. Segundo dados do CNDL e do SPC Brasil, 76% dos brasileiros pretendem realizar suas compras assim.

O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Novo Hamburgo, Chico Ferraz, pontua que o setor precisa estar preparado para essa procura. “Oferecendo produtos e serviços de qualidade e um bom atendimento por parte dos vendedores, além de estratégias de marketing eficientes, para maximizar as oportunidades de vendas”, destaca.

Aproveitando o primeiro dia de férias, o metalúrgico Joselito Luciano da Rosa, 38, foi às compras para garantir os presentes dos filhos de 18, 11 e 3 anos. “Vou comprar um pouco em cada lugar. Decidi vir hoje porque é mais tranquilo. Depois é só correria”, comentou. Já o casal Cleusa do Amaral, 52, e Valmir Fontoura, 58, dedicaram o dia para garantir os presentes dos cinco netos. O pacote deve incluir roupa, brinquedo e chocolate.

Joselito aproveitou o primeiro dia de férias para garantir o presente dos filhos | Jornal NH



Joselito aproveitou o primeiro dia de férias para garantir o presente dos filhos

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Em São Leopoldo, o horário de atendimento do comércio tem sido entre 9 e 19 horas, sendo que há estabelecimentos abertos até 20 horas. No domingo, o funcionamento será até 18h30. Em Novo Hamburgo, o horário é semelhante, sendo que no domingo as lojas ficará abertas até 18 horas. O mesmo vale para Canoas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade