O Rio Grande do Sul está em alerta máximo para o risco de temporais intensos nas próximas horas. Além do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que emitiu quatro alertas, sendo dois laranjas e outros dois vermelhos, a Defesa Civil também divulgou avisos sobre as tempestades.
O comunicado do órgão estadual diz que neste domingo (1º) o avanço de uma frente fria aliada a um sistema de baixa pressão e o transporte de calor e umidade favorecem a formação de tempestades acompanhadas de chuva forte e pontualmente intensa, descargas elétricas, rajadas de vento forte e possibilidade de queda de granizo. O alerta abrange todo o território gaúcho.
Leia mais: Quem é o pizzaiolo premiado que morreu ao ser arremessado por veículo desconhecido na RS-239
A Campanha e o Sul do Estado devem ser as primeiras áreas atingidas. Por Lá, os acumulados de chuva ficam entre 80 e 100 mm/dia. Segundo a Defesa Civil, nas demais áreas os acumulados ficam entre 40 e 80 mm/dia. Já os ventos, podem atingir velocidade entre 70 e 90 km/h, mas pode superar os 100 km/h associados às instabilidades.
Entre a madrugada e a manhã da segunda-feira (2), as tempestades avançam para regiões da metade norte gaúcha. Na região metropolitana de Porto Alegre, Serra, litoral norte e médio, Vales, Centro e nordeste gaúcho os acumulados de chuva ficam entre 30 e 60 mm/dia. No noroeste e norte do RS, deve chover mais, em torno de 60 a 85 mm/dia.
Veja também: Homem é morto a facadas pela companheira em Montenegro
Nas regiões citadas acima as rajadas de vento ficam entre 60 e 80 km/h, podendo passar a marca de 90 km/h. A frente fria deve se afastar do Estado durante a noite de amanhã e com isso as instabilidades devem cessar.
Recomendações
As tempestades poderão causar alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores ou postos, colapso de estruturas e falta de energia elétrica. Diante desse cenário, a Defesa Civil gaúcha também divulgou recomendações para a população.
Confira: Levou um susto? Veja como foi o teste da Defesa Civil que fez os celulares vibrarem em 36 cidades do RS
A primeira delas é para quem mora em áreas de risco, que devem antecipadamente procurar por lugares seguros, como casa de familiares ou amigos, ou então buscar auxílio com a prefeitura da sua cidade. Quem tiver em locais seguros, o pedido do órgão é para que permaneçam dentro de casa.
Vale ressaltar que animais domésticos também devem ser retirados de locais de perigo. Outra orientação é para que durante o temporal se evite ficar próximo a árvores e janelas, além de não ficar próximo de eletrodomésticos.
Caso esteja fora de casa, procure locais cobertos para se abrigar. Se estiver dirigindo e perceber que veículo será arrastado pela chuva, desligue-o e abandone. Procure por um local seguro para se abrigar até a diminuição da chuva ou vento.
Por último, mas não menos importante, a Defesa Civil pede para que a população evite passar por lugares onde estejam inundados, pois além se ser perigoso pode ocorrer acidentes com danos irreversíveis.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags