NOVAS ENCHENTES
Defesa Civil emite alerta para risco de inundações em praticamente todo o RS
Boletim, válido até domingo, também mostra que regiões como o Centro e a Fronteira do Estado já estão acima da cota
Última atualização: 20/06/2024 18:05
Depois das enchentes de maio, das quais praticamente todo o Rio Grande do Sul ainda se recupera, a penúltima semana de junho começou com chuva no domingo (16), trazendo novas enchentes para a região.
No Paranhana, o rio transbordou em cidades como Três Coroas, Igrejinha e Taquara, mas já na segunda-feira (17) havia retornado ao leito. Já no Vale do Caí, São Sebastião do Caí, assim como Montenegro, sofreu com a terceira cheia em aproximadamente 45 dias, e o município segue com níveis acima da cota de inundação nesta quinta-feira (20). As duas cidades, somadas a Nova Santa Rita, somam centenas de desabrigados.
Campo Bom, no Vale do Sinos, foi afetado na quarta-feira (19), mas o rio já apresentava baixa durante esta manhã. Da mesma forma, o Rio Taquari, em cidades como Estrela e Muçum, segue em baixa, deixando a situação de “alerta” para “atenção”. Por fim, o Lago Guaíba encontra-se estável, em alerta, mas ainda cerca de 30 centímetros abaixo da cota de inundação, que é de 3,60 metros.
Na capital, bairros da zona norte de Porto Alegre tiveram pontos onde a água voltou a entrar em algumas residências. Nas ilhas e bairros como Humaitá e Navegantes também houve aumento dos níveis dos rios.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o Rio Jacuí ainda sobe na parte intermediária e final da bacia. Maior afluente do Guaíba, na madrugada desta quinta o rio estava com 8,56 metros em Rio Pardo, enquanto na mesma hora no dia anterior o nível era de 7,21 metros.
Chuvas devem durar até domingo
Conforme a Sala de Situação da Defesa Civil, a previsão é de chuvas intensas entre esta quinta-feira (20) e domingo (23). Por conta disso, a recomendação é de condição de alerta para praticamente todo o Estado, com risco de cheias em arroios, córregos e rios menores.
Os níveis estão elevados na região hidrográfica do Guaíba, com os rios Caí, Sinos e Jacuí (Dona Francisca a Rio Pardo) acima da cota de inundação, os dois últimos em lenta elevação. Demais rios da região, segundo a Defesa Civil, estão em limiares de atenção a alerta. Na Região Hidrográfica do Uruguai, os rios apresentam condição variando entre normalidade e atenção.
Outras regiões, como a central e fronteira oeste do Rio Grande do Sul, já estão com a condição de inundação e risco de novas elevações de rios devido à possibilidade de mais chuvas. As bacias são: Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Camaquã, Santa Maria, Ibicuí e Baixo Uruguai.
A Defesa Civil de Porto Alegre já alertou para riscos de temporais isolados com volumes que podem variar entre 30 e 80mm/dia, rajadas de ventos que podem passar dos 70km/h, descargas elétricas e eventual queda de granizo, até 23h59 de sexta-feira (21). Em consequência, córregos, arroios e rios podem gerar mais inundações.
Níveis dos rios às 17 horas:
- Caí: 10,80 metros em São Sebastião do Caí (cota de inundação: 10,50 metros)
- Gravataí: 4,47 metros em Gravataí (cota de inundação: 4,0 metros)
- Jacuí: 8,90 metros em Rio Pardo (cota de inundação: 7,50 metros)
- Sinos: 6,61 metros em Novo Hamburgo (cota de inundação: 6,61 metros)
- Taquari: 16,78 metros em Estrela, 8,42 metros em Muçum (ambos abaixo da cota)
- Lago Guaíba: 3,28 metros (cota de inundação: 3,60 metros)