A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou, na noite desta segunda-feira (29), para risco de inundação do Rio Caí por conta das chuvas. Conforme o órgão, são esperados níveis elevados a partir do Vale do Caí. O avisou foi publicado às 20h30 e tem duração de 24 horas.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Rio Caí
Das 20 às 21 horas, o nível do Rio Caí, em São Sebastião do Caí, subiu 65 centímetros e chegou aos 8,26 metros. Em elevação durante toda a tarde, ele está em alerta na cidade desde a medição das 20 horas, quando superou os sete metros.
A cota de inundação na cidade é 10,5 metros, quando é prevista a remoção das famílias atingidas pela elevação do rio para abrigos da prefeitura.
Rio Paranhana
Em Três Coroas, o Rio Paranhana já atingia 4,75 metros por volta das 20h30 desta noite. A cota de inundação, segundo a Defesa Civil da cidade, é de 5 metros. Alguns bairros, no entanto, o rio já transbordou. “O Arroio Moreira subiu, agora baixou um pouco o nível, mas acredito que vai subir durante a noite porque está chovendo muito na Serra”, ressalta Augusto Dreher, coordenador da Defesa Civil do município.
Nos locais onde a água já invadiu as casas, os moradores estão indo para residência de parentes por conta própria. O cenário, contudo, ainda não demonstrava necessidade de abertura de abrigos até as 21 horas, segundo Dreher. Mas o coordenador afirma que a situação é monitorada e, caso o nível do rio siga em elevação, mais ações serão tomadas.
Em Igrejinha, o Rio Paranhana atingiu 3,76 metros na estação do Cemaden às 21h30. Em 40 minutos, segundo a prefeitura, o rio registrou uma elevação de 41 centímetros. A Rua Independência, nas proximidades da Calçados Beira-Rio, foi fechada por conta da água que já invadia a pista.
A administração municipal informa que, a partir dessa medição, passam a ser realizadas ações de prevenção e mobilização de equipes para pronto atendimento da população.
Rio dos Sinos
O Rio dos Sinos atingia 5,67 metros em Campo Bom por volta das 21 horas. Conforme a Defesa Civil da cidade, em média, a elevação tem sido de dois centímetros por hora. A cota de inundação é em 7,2 metros.
LEIA TAMBÉM