abc+

NO HYPE

Data importada da Irlanda ganha espaço no comércio de Canoas

St. Patrick’s Day ganha novos adeptos e gera bons negócios

Taís Forgearini
Publicado em: 08/03/2024 às 11h:24 Última atualização: 08/03/2024 às 11h:25
Publicidade

As chamadas “datas importadas”, como Valentine’s Day e Halloween, têm ganhado mais adeptos a cada ano. O St. Patrick’s Day, comemorado oficialmente no dia 17 de março, foi também “adotado” pelos brasileiros. A data celebra o santo padroeiro da Irlanda, São Patrício.

Data estimula vendas em variados setores



Data estimula vendas em variados setores

Foto: Paulo Pires/GES

Em Canoas, a data é considerada um “bebê engatinhando”. A cor verde, o trevo de quatro folhas e os duendes, símbolos da festividade cultuada por europeus ainda possuem uma presença tímida no comércio do município.

A gerente de uma loja de artigos de festas no Centro, Quelem Pinheiro, fala sobre o crescimento e potencial do St. Patrick’s Day no município.

“Estamos projetando crescimento de 9% nas vendas em comparação com 2023. Ano passado, o aumento foi de 6% em relação ao ano anterior, ou seja, existe uma tendência de disseminação e aceitação da data”, revela.

Entre os adereços mais procurados estão os chapéus e as tiaras verdes. Os jovens são apontados pela gerente como protagonistas do evento.

“É gurizada que faz a festa acontecer, eles são o público-alvo dessa data, que tem grande possibilidade de se tornar, como o Halloween, uma data que deu certo. No início começou pequeno e ao longo dos anos se tornou popular em Canoas.”

Com a proximidade da data com o carnaval, a janela de vendas é estreita, explica Quelem.

“Começamos no fim de fevereiro. Evitamos gerar conflito entre as datas. O nosso setor de vendas de acessórios depende muito dos bares e do ramo da gastronomia, eles que promovem as festas de St. Patrick’s. O famoso chope verde é um dos atrativos, por exemplo. Quem compra adereços são as pessoas que frequentam os eventos comemorativos da data.”

A profissional dá como exemplo de sucesso, a capital gaúcha. “Em Porto Alegre se tem um movimento bem maior. A data ficou fortalecida com o tempo. São diversas opções de eventos e festas, fatores essenciais para impulsionar o comércio”, finaliza.

De olho no futuro

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canoas, Éverton Netto, as pesquisas apontam que lojas que utilizam temáticas alusivas às datas sazonais possuem aumento nas vendas.

“Mesmo os lojistas que não trabalham com venda de adereços e acessórios, as oportunidades também podem ser aproveitadas. Por exemplo, no St. Patrick’s Day, o verde é a cor destaque. Uma vitrine com produtos dessa cor chama a atenção. Para o segmento de vestuário ter roupas verdes em estoque. A gama de possibilidades é grande”, observa. A relação entre o comércio e setor de serviços é descrita como fundamental por Netto.

“Cada data tem sua peculiaridade, mas todas movimentam os estabelecimentos. É uma construção que abrange desde a área de vendas, de insumos, de segurança, de shows e eventos em geral. Saber envolver o consumidor é essencial, pois envolve uma cadeia inteira. É necessário acompanhar as novas tendências.”

Para o presidente da CDL Canoas, datas consolidadas, como Páscoa, Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças simbolizam a oportunidade. “Futuramente, o St. Patrick’s Day pode se tornar uma data forte, mas é preciso entender os consumidores e atender os pedidos deles”, conclui. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade