Nesta sexta-feira os gaúchos celebram a Revolução Farroupilha, data marcada por desfiles e festejos em todo o Rio Grande do Sul. Mas, afinal, você sabe qual é o verdadeiro significado do “Dia do Gaúcho”?
Tudo começou com a Guerra dos Farrapos, confronto que durou dez anos (1835 a 1845), o mais longo conflito da história brasileira. A disputa foi motivada pelos altos impostos cobrados pela Coroa Brasileira sobre o charque, principal produto comercializado pelos estancieiros gaúchos.
LEIA TAMBÉM: 20 de setembro é feriado ou ponto facultativo? Entenda
Conforme Edgar Gandra, professor doutor do curso de História da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), com a renúncia de Dom Pedro I e um possível enfraquecimento do Império, a elite gaúcha buscava aumentar sua influência política.
“O objetivo inicial de muitos dos revoltosos não era a separação, mas maior atenção e importância nas decisões do governo imperial.” Com o conflito, os estancieiros liderados por Bento Gonçalves esperavam que o Império fosse pressionado a mudar a postura de privilegiar parceiros do Rio da Prata (Argentina e Uruguai).
Lei sancionada
A lei 4.473, estabelecendo o 20 de setembro como feriado estadual, foi sancionada em 1978, ou seja, 133 anos após o tratado de paz, assinado no dia 1º de março de 1845 pelo Império e Farrapos. A data foi escolhida pelo fato da Revolução Farroupilha ter iniciado num 20 de setembro.
Desde então, segundo Gandra, o significado político da data foi deixado de lado. Sendo assim, a Semana Farroupilha se tornou sinônimo de orgulho gaúcho e período em que as tradições são honrados pelas gerações atuais.
*Fonte: Ufpel
LEIA TAMBÉM