Conteúdo Especial | Núcleo 360
A repercussão que a pandemia teve na educação e na vida dos jovens ainda é objeto de estudos e motivo para uma série de questionamentos sobre como vai ser “daqui pra frente”. E esse é justamente o título de um novo livro lançado nesta semana que abre uma reflexão sobre este contexto sob o prisma da literatura de ficção. A obra Daqui Pra Frente, da produtora Simples Assim, é uma seleção de 30 contos criados por escritoras e escritores renomados, trazendo assuntos relacionados ao tema pandemia, mas procurando passar uma mensagem positiva aos jovens.
O diretor da Simples Assim, Daniel Henz, lembra que o livro nasceu da parceria e das conversas da produtora com a empresa Cofercan: “Eles demonstraram interesse em contribuir com um projeto que fizesse diferença à comunidade, dialogasse com a educação e fosse um aceno positivo aos jovens, principalmente das escolas públicas, em relação ao futuro pós-pandemia”. Logo em seguida, a Arcelor Mittal manifestou seu apoio para concretização do projeto e, a partir do financiamento do Pró-Cultura/RS, foi iniciada a produção do livro.
O curador e organizador da obra é o escritor e pesquisador Henrique Schneider, também um dos autores dos contos. Ele recorda que recebeu com muito entusiasmo o convite da Simples Assim em 2021 e já começou a buscar o apoio de autores. “Isso ocorreu em uma época de muita angústia e tristeza e nossa proposta era, a partir do livro, levar às pessoas um olhar mais positivo e de esperança, com os pés no chão, sobre o futuro”, explica. A obra é destinada principalmente aos adolescentes das escolas da região, acima dos 14 anos. “A gurizada merece uma atenção de todos nós, porque eles passaram por sofrimentos psicológicos no período da pandemia, seja pela perda de familiares ou pela falta de socialização, algo bem importante nesta idade”, comenta.
De acordo com o curador, a figura do jovem como protagonista é a marca das histórias e as pautas de diversidade e inclusão também estão presentes. Os assuntos, informa Schneider, giram em torno das atividades escolares, relações familiares e amorosas, isolamento e vacinação, entre outros. “Esperamos que o Daqui Pra Frente gere debates e reflexões sobre a pandemia e sua influência no momento atual, reforçando temas como educação, psicologia e ciência”, afirma.
LEIA TAMBÉM
DISTRIBUIÇÃO
Daniel Henz destaca que este é um projeto que busca incentivar a leitura entre os jovens do 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, sendo distribuído gratuitamente a escolas e bibliotecas da Região Metropolitana de Porto Alegre e Vale do Rio dos Sinos. Para o público em geral, está disponível na versão digital, podendo ser baixado sem custo pelo site daquiprafrente.art.br. Na mesma plataforma há uma versão em áudio e um espaço para educadores fazerem download de atividades pedagógicas inspiradas no conteúdo da obra.
LANÇAMENTO
Na última quarta (5), foi realizado o evento de lançamento do Daqui Pra Frente com atividades presenciais e on-line. Primeiramente, ocorreu um encontro com alunos do 9º ano de 16 escolas de Canoas com escritores participantes do livro. Depois, aconteceu uma live com a presença dos escritores, do curador Henrique Schneider, de representantes Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, da Secretaria de Educação de Canoas, da Fundação Arcelor Mittal e da Cofercan. Mais de dois mil estudantes assistiram ao lançamento.
CANAIS DE DIVULGAÇÃO
Site: daquiprafrente.art.br
Youtube: @daquiprafrenteprojeto
Instagram: @livrodaquiprafrente
Facebook: @LivroDaquiPraFrente
AUTORES DOS CONTOS
São 30 escritoras e escritores que apresentam contos sobre diferentes aspectos do período da pandemia, mas com uma mensagem de otimismo.
Altair Martins
Amilcar Bettega
Andréia Schefer
Atena Beauvoir Roveda
Caio Riter
Christian David
Cintia Moscovich
Dani Langer
Dilan Camargo
Emir Rossoni
Gustavo Melo Czekster
Helena Terra
Henrique Schneider
Jane Tutikian
Jari da Rocha
Jéferson Assumção
Julia Dantas
Laís Chaffe
Luís Dill
Luisa Geisler
Luiz Paulo Faccioli
Marlon Pires Ramos
Marô Barbieri
Milene Barazzetti
Rafa Rafuagi
Renata Wolff
Rodrigo Rosp
Simone Saueressig
Taiasmin Ohnmacht
Valesca de Assis.
EQUIPE DE PRODUÇÃO
Organização e Curadoria: Henrique Schneider
Planejamento Cultural e Edição: Simples Assim (Camila Borniger e Daniel Henz)
Assistência de Edição: Mônica Neis Fetzner e Tristan Jardim
Revisão de Textos: Ananda Feix e Mônica Neis Fetzner
Coordenação de Projeto Gráfi co e Diagramação: Paula da Luz (CM3com)
Coordenação de Livro Digital e Audiobook: Felipe Cogo
Site: Rodrigo Valente Nunes (Index)
- Categorias
- Tags