O viaduto que ligará a BR-448 à Avenida Celina Kroeff e está inacabado há 10 anos finalmente será finalizado. O prefeito Leonardo Pascoal assinou, nesta terça-feira (5), a ordem de início das obras de conclusão do Viaduto Carlos Rivaci Sperotto.
O nome homenageia o presidente mais longevo da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). A empresa contratada – a Porto Beton, de Nova Santa Rita – tem, a partir desta terça, oito meses para finalizar o trabalho.
“Desde o primeiro ano do nosso governo, eu venho procurando e estive diversas vezes em Brasília tratando deste assunto. Estive na direção-geral do Dnit, em reunião com o Congresso Nacional e em diversos outros espaços para conseguir resolver essa situação”, relembra o prefeito Leonardo Pascoal, durante o discurso pós-assinatura.
“Até que em 2022, conseguimos obter a transferência dos projetos e da responsabilidade do Dnit para o município de Esteio, passando por essa tranqueira até poder concluir a obra de maneira definitiva”, continua.
A subsecretária do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, Elizabeth Cirne Lima, também comentou a importância da obra. “Esse é um momento muito especial, sabemos que a Expointer é um evento muito importante para o Brasil e para o nosso setor do agronegócio. Hoje temos tido cerca de 100 mil pessoas acessando o parque e isso gera um transtorno imenso nos acessos. Essa é uma obra muito esperada e vai trazer mais fluidez no trânsito.”
Histórico do projeto
A obra, parada desde 2014, era de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que não a concluiu por falta de verbas. Em junho de 2022, a prefeitura de Esteio obteve a doação dos projetos do viaduto com o Dnit.
Veja também: Obras de revitalização já chegam à sétima quadra da Rua Independência
Seis meses depois, o Palácio Piratini se uniu ao projeto. A Prefeitura de Esteio e o governo do Estado assinaram, em agosto de 2023, durante a 46ª Expointer, um convênio para terminar a construção do viaduto que liga a Avenida Celina Kroeff, no bairro Novo Esteio (próxima ao Parque Assis Brasil), à BR-448.
Após duas licitações fracassadas e alguns embróglios administrativos, a prefeitura aprovou, na primeira semana de outubro, a proposta da empresa Porto Beton, de Nova Santa Rita, que se candidatou a partir de uma nova licitação, gerada em julho deste ano. A empresa ofereceu os serviços ao custo de R$ 8.011,360,07, 14 centavos a menos do que o proposto pela licitação.
Quem foi Carlos Rivaci Sperotto
Carlos Rivaci Sperotto foi o presidente mais longevo da Farsul, falecido em 2017. Conforme material elaborado pelo site da entidade, ele era médico veterinário, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1962. Além disso, foi vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e por três vezes presidiu o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae-RS).
Representando a Farsul na solenidade, o coordenador Domingos Velho Lopes relembra o legado de Sperotto. “Foi, sem sombra de dúvida, a pessoa que mais deu notoriedade ao agro gaúcho no âmbito nacional e internacional. Não tem quem não o conheça quando se fala na defesa do bom agro, da sustentabilidade, da eficiência e do compromisso com a sociedade.”
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- assinada a ordem de conclusão das obras do viaduto Carlos Rivaci Sperotto
- assinada a ordem de conclusão das obras do viaduto inacabado de Esteio
- Carlos Rivaci Sperotto
- Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
- DNIT
- Esteio
- FARSUL
- Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul
- presidente mais longevo da Farsul
- viaduto que vai ligar BR-448 à Avenida Celina Kroeff em Esteio
- viatuto inacabado de Esteio