Estudantes da região que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares em geral podem se inscrever no curso pré-universitário popular do Emancipa Tereza de Benguela até o dia 15 de abril.
São 20 vagas para aulas que ocorrem na sede do Sindicato dos Trabalhadores de Telemarketing (Sintratel), no Centro de Novo Hamburgo. As aulas são gratuitas, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas.
O pré-vestibular é oferecido por professores voluntários. Entre eles está Felipe Ventre, um dos fundadores do projeto. Formado em Direito, ele explica que “entre graduados, pós-graduados e em formação, reunimos experiências de sala de aula que vão do ensino fundamental ao superior”.
Além de atuar na coordenação, ele planeja e ministra aulas do cursinho. “Enquanto educador, busco ampliar a criticidade do processo de aprendizagem para que todos os agentes envolvidos, educandos e educadores, possam se emancipar enquanto sujeitos políticos que somos, no sentido de se perceber no conjunto da sociedade e perceber possibilidades de autodeterminação de suas vidas pela coletividade”, relata.
Thor Cauã Szulc, de 18 anos, se formou no Colégio Estadual Vila Becker e particpou da edição de 2022 do curso pré-universitário popular. O jovem iniciará a graduação no próximo semestre na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde vai cursar fisioterapia. Ele conta que o cursinho foi o único reforço que teve além do ensino médio. Com as aulas extras, ele considera que conseguiu se “concentrar mais para estudar” e passou no vestibular da universidade catarinense.
Já o universitário Daniel Bonifácio Scheibe Cassol Pereira, de 22 anos, foi aprovado pelo Sisu na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde cursa filosofia desde o início do mês. Ele também participou da última edição do curso em Novo Hamburgo.
Para ele, o pré-vestibular reforça o conteúdo do ensino médio. “Ele nos dá a possibilidade palpável de rever os principais tópicos, além de prover um ambiente muito agradável em meio aos colegas e professores.”
Quem pode se inscrever?
Pessoas de todas as faixas etárias, mesmo que já estejam fora da escola há anos, podem se inscrever no cursinho. Porém, a coordenação diz que as vagas para novos alunos serão destinadas, preferencialmente, para estudantes do terceiro ano do ensino médio. Também serão priorizadas as inscrições de pessoas de baixa renda. Além disso, Ventre destaca a importância de que os estudantes cumpram a frequência necessária. Assim, o recomendado é que os inscritos sejam moradores de Novo Hamburgo ou de cidades próximas, para que possam se deslocar com facilidade para o curso.
Aula inaugural
Os interessados devem se inscrever de forma on-line até 15 de abril e, para confirmar a inscrição, devem participar da aula inaugural que será no sábado, dia 15, às 15 horas. O local da aula ainda não foi definido, mas será divulgado no Instagram do projeto (@emancipanh).
Sobre o projeto
O Emancipa Tereza de Benguela surgiu há seis anos em Novo Hamburgo com o objetivo de tornar o ensino superior mais democrático. Voltado, preferencialmente, para população de baixa renda em geral e estudantes de escolas públicas que estejam no último ano do ensino médio.
LEIA TAMBÉM