TABAGISMO

Curso gratuito para parar de fumar fala também sobre os efeitos do cigarro eletrônico

Saiba como se inscrever no curso que será realizado no mês de setembro em Novo Hamburgo

Publicado em: 27/08/2024 15:29
Última atualização: 27/08/2024 15:32

"Não vale a pena se aventurar no parque de diversões da nicotina." A declaração é de Noriel Kirsch, um dos integrantes da organização do curso gratuito de combate ao tabagismo marcado para a primeira semana de setembro em Novo Hamburgo.

"Sinta-se livre para dizer não" é o nome do evento, que ocorrerá de segunda (2) a sexta-feira (6) no Espaço de Vida e Saúde (EVS), na Rua Confraternização, 479, bairro Pátria Nova, sempre a partir das 19 horas. Interessados podem se inscrever pelo WhatsApp (51) 98126-4709.


Uso de cigarros eletrônicos também é prejudicial à saúde Foto: Adobe Stock

LEIA TAMBÉM: O que a Polícia quer descobrir após morte da advogada Alessandra Dellatorre

Durante os cinco dias, fumantes e familiares de fumantes assistirão palestras sobre o cigarro. O palestrante será o terapeuta familiar Roman Oresko, diretor da Comunidade Terapêutica Fazenda Revive, de Gravataí.

Realizado pela Igreja Adventista de Novo Hamburgo, o curso completa 15 anos em 2024, com a participação de mais de 1,2 mil pessoas, das quais em torno de 800 pararam de fumar. "O curso muda a vida inteira, desde psicologicamente, espiritualmente até fisicamente."

VEJA: Panvel segue plano de expansão e abre vagas no Vale do Sinos


Noriel Kirsch Foto: Susi Mello/GES-Especial

Além do consumo de cigarro tradicional, o eletrônico ou pendrive, como é chamado, também será abordado na palestra. "Muitos acham que o cigarro eletrônico não faz mal, mas ele é pior porque tem mais facilidade para consumo e não exige o fogo. Muitos jovens estão achando legal fumar um 'pendrive' e esquecem os produtos químicos inalados", destaca.

CLIQUE PARA LER: Meio milhão de veículos podem ser multados e guinchados na região; saiba por quê

Os reflexos na saúde são citados por Kirsch. O consumo de cigarro, explica, destrói células respiratórias, causa malefícios para o cérebro, coração, veias, pulmões, sistema digestivo e reprodutivo. Além disso, vários tipos de câncer são causados pelo vício.

"Câncer de reto, no estômago, no esôfago ou quando não consegue mais fechar a boca porque a língua está enorme. No momento que o câncer aparece, cresce muito rápido", alerta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas