“Não vale a pena se aventurar no parque de diversões da nicotina.” A declaração é de Noriel Kirsch, um dos integrantes da organização do curso gratuito de combate ao tabagismo marcado para a primeira semana de setembro em Novo Hamburgo.
“Sinta-se livre para dizer não” é o nome do evento, que ocorrerá de segunda (2) a sexta-feira (6) no Espaço de Vida e Saúde (EVS), na Rua Confraternização, 479, bairro Pátria Nova, sempre a partir das 19 horas. Interessados podem se inscrever pelo WhatsApp (51) 98126-4709.
LEIA TAMBÉM: O que a Polícia quer descobrir após morte da advogada Alessandra Dellatorre
Durante os cinco dias, fumantes e familiares de fumantes assistirão palestras sobre o cigarro. O palestrante será o terapeuta familiar Roman Oresko, diretor da Comunidade Terapêutica Fazenda Revive, de Gravataí.
Realizado pela Igreja Adventista de Novo Hamburgo, o curso completa 15 anos em 2024, com a participação de mais de 1,2 mil pessoas, das quais em torno de 800 pararam de fumar. “O curso muda a vida inteira, desde psicologicamente, espiritualmente até fisicamente.”
VEJA: Panvel segue plano de expansão e abre vagas no Vale do Sinos
Além do consumo de cigarro tradicional, o eletrônico ou pendrive, como é chamado, também será abordado na palestra. “Muitos acham que o cigarro eletrônico não faz mal, mas ele é pior porque tem mais facilidade para consumo e não exige o fogo. Muitos jovens estão achando legal fumar um ‘pendrive’ e esquecem os produtos químicos inalados”, destaca.
CLIQUE PARA LER: Meio milhão de veículos podem ser multados e guinchados na região; saiba por quê
Os reflexos na saúde são citados por Kirsch. O consumo de cigarro, explica, destrói células respiratórias, causa malefícios para o cérebro, coração, veias, pulmões, sistema digestivo e reprodutivo. Além disso, vários tipos de câncer são causados pelo vício.
“Câncer de reto, no estômago, no esôfago ou quando não consegue mais fechar a boca porque a língua está enorme. No momento que o câncer aparece, cresce muito rápido”, alerta.
LEIA TAMBÉM