No 99º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã”, o editor Moacir Fritzen explica o que a personagem que na região colonizada pelos imigrantes germânicos ficou conhecida como Pelznickel, muito associada ao Papai Noel.
Para os povos germânicos, Pelznickel é uma criatura bem mais assustadora. Nickel, na língua alemã, é o diminutivo de Nicolau. Então, logo se associou o nome a São Nicolau, o santo que distribuía presentes e inspirou o Papai Noel. Já “Pelz” trata-se de uma pele ou pelego.
O Pelznickel é quase como um monstro que amedronta as crianças e pune aquelas que são desobediantes. Ganhou fama como um tipo de “Papai Noel do Mato”. As pessoas se vestem com máscaras, chifres feitos de galhos e mantos cobertos por musgos ou outros tipos de materiais.
Em Santa Catarina, na cidade de Guabiruba, a tradição do Pelznickel é revivida com a realização de desfiles.
O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM