BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO

CURIOSIDADES DA IMIGRAÇÃO #94: Loreley, a sereia que distrai os navegadores no Rio Reno

Série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" terá um vídeo por dia, até 25 de julho, com histórias dos imigrantes

Publicado em: 10/04/2024 06:40
Última atualização: 10/04/2024 07:53

No 94º episódio da série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã", o editor Moacir Fritzen nos conta a curiosa história que ganhou ainda mais projeção no mesmo ano em que os imigrantes germânicos chegaram a São Leopoldo.

Loreley é uma personagem descrita pelo poeta Heinrich Heine como uma jovem sereia sentada sobre um rochedo no alto de um penhasco, na margem do Rio Reno, penteando seus longos cabelos dourados. Seu canto distraía os marinheiros, que acabavam colidindo as embarcações contra as pedras, causando inúmeros acidentes.


Estátua da personagem Loreley na margem do Rio Reno Foto: Divulgação

Muitas famílias de imigrantes que vieram para o Brasil ao longo do século 19 devem ter escutado esta lenda. Na Alemanha, existe até uma estátua de Loreley no alto de um penhasco. Será que também existem sereias que habitam os rios e arroios no Rio Grande do Sul?

O especial "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas