BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO

CURIOSIDADES DA IMIGRAÇÃO #90: Benzedeiras também eram as "doutoras" nas colônias

Série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" terá um vídeo por dia, até 25 de julho, com histórias dos imigrantes

Publicado em: 06/04/2024 06:40
Última atualização: 11/04/2024 20:21

 

 

O 90º episódio da série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" aborda uma prática que era comum nas colônias: as benzeduras. Como a assistência médica era precária em várias comunidades, muitas famílias recorriam aos serviços das benzedeiras, que também eram chamadas de rezadeiras. Elas eram acionadas para a cura de diversos males, mas principalmente casos como de hepatite, de anemia, de infecção de ouvido, por exemplo.


Benzedeiras são muito requisitadas pelas famílias Foto: Arte: Gabriel Renner

As benzeduras são realizadas em diferentes etnias. Povos indígenas tinham, por exemplo, os pajés. Rezadeiras também são conhecidas nas mais variadas manifestações culturais e étnicas.

O especial "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas