abc+

BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO

CURIOSIDADES DA IMIGRAÇÃO #88: A estrada que foi caminho do desenvolvimento da colônia e ainda preserva paisagens de antigamente

Série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" terá um vídeo por dia, até 25 de julho, com histórias dos imigrantes

Moacir Fritzen
Publicado em: 04/04/2024 às 06h:40 Última atualização: 04/04/2024 às 07h:50
Publicidade

O 88º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” fala um pouco da história da estrada Presidente Lucena, que foi fundamental nas primeiras décadas da colônia alemã na região. Era o principal caminho por terra para idas e vindas de imigrantes e transporte de mercadorias.

Trecho da estrada Presidente Lucena entre Novo Hamburgo e Estância Velha ainda é cercado de campos | abc+



Trecho da estrada Presidente Lucena entre Novo Hamburgo e Estância Velha ainda é cercado de campos

Foto: Moacir Fritzen/GES-Especial

Com o passar dos anos, vilarejos e depois cidades foram se formando no caminho da estrada Presidente Lucena, que começa em São Leopoldo e vai até a BR-116 em Picada Café, no início da subida para Nova Petrópolis. Partindo de São Leopoldo, é uma rua comum, inclusive cortada pela BR. Depois vira estrada, avenida e até rodovia.

No trecho do bairro Primavera, entre Novo Hamburgo e Estância Velha, a estrada Presidente Lucena ainda é de chão batido e preserva ao redor paisagens muito parecidas com aquelas que eram retratadas pelos imigrantes quase 200 anos atrás: campos e, ao fundo, o Morro Dois Irmãos. Olhando para leste, o que mudou foi o horizonte, com os imponentes edifícios da região de Hamburgo Velho.

O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade