O 82º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” conta o que o médico e explorador alemão Robert Christian Avé-Lallemant registrou quando passou pela região em 1858. Na mesma expedição ele passou por Porto Alegre e se impressionou porque “a cada momento se vê um alemão transitando”.
Na região, Avé-Lallemant sentiu na pele a dificuldade que os colonos tinham para se locomover. Isso que a colônia de São Leopoldo já tinha 34 anos. “Os caminhos são tão maus, tão confusos, tão cheios de subidas e descidas, que numa tarde não se anda mais do que duas milhas”, registrou o explorador em seu diário de bordo. “Após o pôr-do-sol, nada se pode fazer”, acrescentou.
O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM