O 76º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” explica melhor o mito de que, por um voto, o alemão não se tornou o idioma oficial dos Estados Unidos. Essa história existiu, mas não foi bem assim.
Em 1794, um grupo de imigrantes alemães no estado da Virgínia fez uma petição solicitando que os documentos oficiais fossem traduzidos do inglês para o alemão para que pudessem compreender. Afinal assim como aconteceu no Brasil, os imigrantes tinham dificuldade com a língua local.
Só que a petição dos imigrantes foi recusada. O placar foi 42 votos contrários a 41 favoráveis. E essa diferença de um voto aconteceu porque um descendente de alemães chamado Frederick Augustus Muhlemberg. Foi daí que surgiu a lenda.
O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM