O 72º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” conta mais uma história que pode estar por trás do nome de um lugar pertinho do Centro da cidade de Ivoti. Outras possíveis explicações já foram citadas no episódio 36 da série.
Existe na cidade uma lenda de o nome “Buraco do Diabo”, como é chamado o local onde fica o Núcleo de Casas Enxaimel, vem da sombra de um tamanduá. Como assim?
Animal exótico, desconhecido da maioria dos colonos alemães, um tamanduá de grande porte circulava pela região e certa vez sua sombra assustou agricultores que circulavam pelas matas. Surgia aí a lenda da “sombra do diabo”, que seria uma explicação para o nome dado à localidade.
O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM