O 69º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” fala mais sobre o morro Dois Irmãos, no município que hoje leva o mesmo nome, ao norte de Novo Hamburgo.
O morro Dois Irmãos foi ponto de referência, no início da imigração, para muitas famílias que aqui chegaram e se deslocavam pela região. Visto de vários pontos do Vale do Sinos, o morro ajudou inclusive na definição de caminhos que hoje são importantes rodovias.
Raros registros do início do século XX mostram que, ao fundo de pequenos vilarejos que existiam por aqui, lá estavam os Dois Irmãos. Uma tela de Alexandre Reis, que retrata uma vista a partir do atual bairro Primavera, também inclui o morro ao fundo.
O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM