O 68º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” explica onde estão, no Rio Grande do Sul, as “alte kolonien” e as “neue kolonien”, ou seja, as velhas e as novas colônias de imigrantes alemães.
Um mapa publicado em janeiro, no primeiro fascículo do bicentenário da imigração alemã, produzido pelo Grupo Sinos, detalha as velhas colônias. Elas ficam nos Vales do Sinos, Caí e Paranhana. Hoje são 43 municípios na área das “velhas colônias”.
Já as novas colônias são consideradas aquelas que foram ocupadas por segundas ou terceiras gerações de imigrantes, muitos já nascidos no Brasil. Ficam nos atuais Vales do Rio Pardo e Taquari, além das regiões Noroeste e das Missões do Estado.
O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM