abc+

BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO

CURIOSIDADES DA IMIGRAÇÃO #65: A igreja de Hamburgo Velho que tem história desde a década de 1850

Série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" terá um vídeo por dia, até 25 de julho, com histórias dos imigrantes

Moacir Fritzen
Publicado em: 12/03/2024 às 06h:40
Publicidade

O 65º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” conta um pouco da história da igreja Nossa Senhora da Piedade, localizada no bairro histórico Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo.

Capela Nossa Senhora da Piedade, em Hamburgo Velho, em 1889 | abc+



Capela Nossa Senhora da Piedade, em Hamburgo Velho, em 1889

Foto: Divulgação

A história desta igreja começou na década de 1850, ou seja, menos de 30 anos depois do início da imigração alemã na região. A escolha pela padroeira é tão significativa que, em meados do século XIX, Hamburgo Velho era conhecido como Vila Nossa Senhora da Piedade de Hamburgberg.

Com o tempo, o nome Hamburgberg se popularizou, mas a padroeira jamais foi esquecida. A igreja foi ampliada, ganhando uma torre em 1886. O prédio como é conhecido hoje ficou pronto somente no século XX.

O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade