O 63º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” relembra um pouco da história dos irmãos Johann Peter Schmitt e Heinrich Wilhelm Schmitt, que em português seriam João Pedro e Henrique Guilherme Schmitt.
Heinrich Wilhelm foi morto durante a Revolução Farroupilha, em 1838. Já Johann Peter se tornou importante comerciante, não somente para Hamburgo Velho, onde se estabeleceu, mas para toda a região. Ele intermediava negócios entre os colonos da região e compradores e vendedores de grandes centros da época, como São Leopoldo e Porto Alegre.
Com isso, Johann Peter Schmitt constituiu um bom patrimônio. Tanto que, na sua morte, em 1860, ele deixou o que era considerada uma grande fortuna. Um dos imóveis que pertenceram a Johann Peter é a casa enxaimel localizada em Hamburgo Velho que abriga o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser. Trata-se de um dos mais antigos exemplares da arquitetura enxaimel, inclusive tombada desde 1985 como patrimônio histórico e cultural.
O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM