abc+

BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO

CURIOSIDADES DA IMIGRAÇÃO #62: Quem era o proprietário do lote número 1 da área onde hoje fica Novo Hamburgo

Série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" terá um vídeo por dia, até 25 de julho, com histórias dos imigrantes

Moacir Fritzen
Publicado em: 09/03/2024 às 06h:40 Última atualização: 09/03/2024 às 08h:11
Publicidade

O 62º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” fala da família de imigrantes que recebeu o lote número 1 na área onde hoje fica a cidade de Novo Hamburgo.

Este lote ficou com o imigrante Johann Liborious Mentz e esposa Magdalena Ernestina Lips, que fixaram residência aproximadamente onde hoje está localizada a sede da Sociedade Aliança, em Hamburgo Velho. Não por acaso, em 1927 – ainda pelo centenário da imigração – foi inaugurado o monumento ao imigrante.

Monumento ao centenário da imigração alemã, construído em Novo Hamburgo | abc+



Monumento ao centenário da imigração alemã, construído em Novo Hamburgo

Foto: Acervo Felipe Kuhn Braun

No entanto, a região não era deserta. Já havia por aqui muitas famílias, inclusive de origem luso-brasileira, que moravam onde hoje fica o bairro Rincão dos Ilhéus, em Estância Velha.

O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade