O 56º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” relembra a passagem do imperador D. Pedro II por São Leopoldo em 1865, quatro décadas depois da chegada dos primeiros colonos alemães à região.
D. Pedro II esteve na Sociedade Orpheu, onde foi recebido com a devida pompa e circunstância. As celebrações foram organizadas pelo médico Johann Daniel Hillebrand, que era o administrador da colônia alemã de São Leopoldo.
Além da Sociedade Orpheu, D. Pedro II esteve onde hoje é território de Novo Hamburgo: o atual Parque Floresta Imperial. Seus soldados inclusive ficaram acampados ao redor de uma casa dentro do atual parque. O imperador ficou hospedado na casa da família Kroeff.
O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM