BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO
CURIOSIDADES DA IMIGRAÇÃO #52: Uma palavra de origem alemã que usamos no dia a dia e nem nos damos conta disso
Série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" terá um vídeo por dia, até 25 de julho, com histórias dos imigrantes
Última atualização: 28/02/2024 07:37
O 52º episódio da série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" fala da influência dos imigrantes alemães até mesmo em nosso vocabulário. Várias palavras utilizadas no dia a dia têm origem alemã e muitas vezes nem nos damos conta disso.
Um exemplo é a palavra "schmier", nome de um doce que é muito tradicional especialmente no Sul do Brasil. É feito especialmente com frutas, muitas delas bem típicas do Brasil. Mas a palavra tem origem na Alemanha, onde caiu em desuso com o tempo.
Com o passar do tempo, no Brasil a população passou a pronunciar "chimia". E é assim que o doce é conhecido em muitas regiões. Já na Alemanha, a famosa geleia é chamada de "marmelade" e não mais de "schmier", como no tempo da imigração.
O especial "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.