abc+

BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO

CURIOSIDADES DA IMIGRAÇÃO #51: Navegar é preciso e, no berço na colonização alemã, uma família sabe bem disso

Série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" terá um vídeo por dia, até 25 de julho, com histórias dos imigrantes

Moacir Fritzen
Publicado em: 27/02/2024 às 06h:40 Última atualização: 27/02/2024 às 07h:31
Publicidade

O 51º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” fala da importância que o Rio dos Sinos teve nas primeiras décadas da colonização alemã no Rio Grande do Sul. Era pelo Sinos (e outros rios da região) que boa parte das riquezas circulava. Alimenos produzidos na região precisavam chegar ao destino e compras feitas fora da região precisavam ser entregues aos clientes daqui.

Imigrantes utilizam o Rio dos Sinos para transporte de pessoas e mercadorias desde quando chegaram à região | abc+



Imigrantes utilizam o Rio dos Sinos para transporte de pessoas e mercadorias desde quando chegaram à região

Foto: Arquivo

Diante desta intensa movimentação de mercadorias, a família Blauth decidiu criar uma empresa de navegação e os negócios prosperaram muito. O prédio que foi sede da empresa e moradia da família ainda existe até hoje em São Leopoldo.

O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade