O 36º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” relembra Helena Goellner, que ficou na história como importante personagem do início da imigração alemã no Brasil e no Rio Grande do Sul. Ela morreu em 1909 aos 87 anos.
Em 1832, portanto oito anos depois da chegada dos primeiros imigrantes a São Leopoldo, a casa dos Goellner na então localidade de Rosenthal, entre os atuais municípios de Linha Nova e Feliz, no Vale do Caí, foi atacada por índios e, a família, morta. Helena e um bebê, que seria seu irmão, foram os únicos sobreviventes.
Com entre 9 e 10 anos de idade, Helena conseguiu se esconder em um galinheiro e depois, com o bebê, caminhou pela mata em busca de ajuda. Vizinhos também foram mortos e ela seguiu andando até chegar à atual cidade de São José do Hortêncio, onde permaneceu e constituiu família ao lado de Johann Peter Rech.
O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM