abc+

BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO

CURIOSIDADES DA IMIGRAÇÃO #37: A história de Helena Goellner, personagem importante do início da imigração alemã no Brasil

Série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" terá um vídeo por dia, até 25 de julho, com história dos imigrantes

Moacir Fritzen
Publicado em: 13/02/2024 às 06h:40
Publicidade

O 36º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” relembra Helena Goellner, que ficou na história como importante personagem do início da imigração alemã no Brasil e no Rio Grande do Sul. Ela morreu em 1909 aos 87 anos.

Casa em São José do Hortêncio onde Helena Goellner morou após casamento com Johann Peter Rech | abc+



Casa em São José do Hortêncio onde Helena Goellner morou após casamento com Johann Peter Rech

Foto: Arquivo

Em 1832, portanto oito anos depois da chegada dos primeiros imigrantes a São Leopoldo, a casa dos Goellner na então localidade de Rosenthal, entre os atuais municípios de Linha Nova e Feliz, no Vale do Caí, foi atacada por índios e, a família, morta. Helena e um bebê, que seria seu irmão, foram os únicos sobreviventes.

Com entre 9 e 10 anos de idade, Helena conseguiu se esconder em um galinheiro e depois, com o bebê, caminhou pela mata em busca de ajuda. Vizinhos também foram mortos e ela seguiu andando até chegar à atual cidade de São José do Hortêncio, onde permaneceu e constituiu família ao lado de Johann Peter Rech.

O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade