abc+

BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO

CURIOSIDADES DA IMIGRAÇÃO #28: Casa do Imigrante já existia e pertencia ao Império quando os alemães chegaram

Série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" terá um vídeo por dia, até 25 de julho, com história dos imigrantes

Moacir Fritzen
Publicado em: 04/02/2024 às 08h:00 Última atualização: 04/02/2024 às 08h:55
Publicidade

O 28º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” fala sobre um dos imóveis históricos mais importantes entre os que ainda estão de pé na região: a Casa da Feitoria, também conhecida como Casa do Imigrante.

Casa da Feitoria foi construída para ser sede de fazenda que pertencia ao Império | abc+



Casa da Feitoria foi construída para ser sede de fazenda que pertencia ao Império

Foto: Arquivo

Está localizada no bairro Feitoria, em São Leopoldo. O prédio já existia quando os imigrantes chegaram e lá se instalaram provisoriamente. Era a sede da Real Feitoria do Linho Cânhamo, uma fazenda que pertencia ao Império. O estilo enxaimel do prédio veio somente nos anos de 1940, quando uma reforma no local homenageou os imigrantes alemães.

O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade