No 107º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã”, o editor Moacir Fritzen conta sobre a passagem de Dom Pedro I pelo Rio Grande do Sul no ano de 1826. Naquela época, acontecia a Guerra da Cisplatina e o imperador quis conferir de perto como estavam as tropas brasileiras.
Para não se confrontar com corsários argentinos na costa, Dom Pedro I percorreu um trecho por via terrestre, passando por Santo Antônio da Patrulha para chegar a Porto Alegre. O imperador foi hóspede no Solar dos Câmara, que naquele tempo era a casa do presidente da Província do Rio Grande do Sul, o Visconde de São Leopoldo. Depois, Dom Pedro I seguiu a viagem por via marítima até Rio Grande. Foi lá que ele recebeu a trágica notícia da morte da imperatriz Leopoldina.
O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM