BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO

CURIOSIDADES DA IMIGRAÇÃO #104: O que o Visconde de São Leopoldo pensava sobre a região?

Série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" terá um vídeo por dia, até 25 de julho, com histórias dos imigrantes

Publicado em: 20/04/2024 06:40
Última atualização: 20/04/2024 08:35

 

No 104º episódio da série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã", o editor Moacir Fritzen relata sobre José Feliciano Fernandes Pinheiro, que era o presidente da Província do Rio Grande do Sul no ano de 1824 e ficou conhecido como Visconde de São Leopoldo. Foi ele quem recebeu o primeiro grupo de imigrantes germânicos a chegar no Estado. Mas o que será que ele pensava saobre a Colônia Alemã de São Leopoldo?


Visconde de São Leopoldo em tela de Félix Émile Taunay Foto: Divulgação

O próprio Visconde de São Leopoldo revelou que a fundação da Colônia Alemã de São Leopoldo foi a maior realização de sua gestão. Ele se sentia orgulhoso de ter participado e tomado as primeiras providências para a instalação das famílias na região.

Ele ocupou o cargo até meados de 1825 e depois foi nomeado conselheiro do imperador, ministro e secretário dos Negócios do Império.


Visconde de São Leopoldo em tela de Henrique Manzo Foto: Divulgação

O especial "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas