No 103º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã”, o editor Moacir Fritzen conta quem era o Barão de Lucena. Esse importante político brasileiro foi presidente das províncias da Bahia, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul. Quais foram seus principais feitos e qual a sua relevância para o Estado?
O Barão de Lucena ficou pouco tempo no cargo no Rio Grande do Sul, mas sua atuação teve destaque. Na sua gestão, obras como a abertura dos canais da Lagoa dos Patos e de estradas no interior, bem como construções de pontes, foram iniciadas.
É neste período, em 1885, que começou a abertura de uma antiga estrada de tropeiros: a Estrada Presidente Lucena, no trecho de São Leopoldo a Nova Petrópolis.
Depois de deixar a Presidência da Província do Rio Grande do Sul, o Barão de Lucena presidiu a Câmara dos Deputados e assinou a Lei Áurea, que acabou com o regime da escravidão no Brasil.
O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM