abc+

BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO

CURIOSIDADES DA IMIGRAÇÃO #100: Entenda os motivos para a região ter pontes "quase gêmeas"

Série "200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã" terá um vídeo por dia, até 25 de julho, com histórias dos imigrantes

Moacir Fritzen
Publicado em: 16/04/2024 às 06h:40 Última atualização: 16/04/2024 às 06h:54
Publicidade

No 100º episódio da série “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã”, o editor Moacir Fritzen relata sobre as semelhanças entre dois monumentos históricos da região: a Ponte de Pedra em Dois Irmãos e a Ponte do Imperador em Ivoti. Afinal, por qual razão essas duas estruturas são tão parecidas?

Ponte de Pedra de Dois Irmãos | abc+



Ponte de Pedra de Dois Irmãos

Foto: Prefeitura de Dois Irmãos/Divulgação

O primeiro fator que pode explicar é que as duas obras foram feitas num período bem próximo, por volta das décadas de 1850 e 1860, em comunidades que hoje são municípios vizinhos. As duas pontes também tiveram os mesmos construtores. As duas obras foram executadas sob o comando do capitão Jacob Blauth e tiveram Johannes Sauther como mestre de obras.

Ponte do Imperador de Ivoti  | abc+



Ponte do Imperador de Ivoti

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Mais uma coincidência une essas pontes: ambas foram erguidas sobre o Arroio Feitoria.

O especial “200 anos, 200 curiosidades da imigração alemã” é uma realização do Grupo Sinos com produção do ABCmais, apresentação de Unimed Vale do Sinos, BRDE e Universidade Feevale. O patrocínio master é de Sicredi Pioneira, Prefeitura de Novo Hamburgo, Instituto Ivoti e STV Segurança. O apoio é de Stihl e Senac São Leopoldo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade