A Sexta-feira da Paixão em Ivoti foi um momento de mesclar culturas com a na Colônia Japonesa de Ivoti. A feira realizada aos domingos ganhou uma versão extra na sexta-feira (29), com oferta de comidas típicas da culinária nipônica e, claro, o peixe foi um dos destaques.
Os visitantes puderam saborear desde os clássicos sushis e sashimis, feitos com peixe cru, até a tainha assada na taquara. A promotora de eventos Milena Gomes, 37 anos, e o vendedor de carros Nicolas Nazario, 35, aproveitaram a data para retomar um passeio abandonado nos últimos cinco anos. “Está sendo bem especial, porque é a primeira vez que a gente vem depois de 5 anos”, conta Milena.
O casal que vive em Novo Hamburgo precisou deixar o passeio em meio à pandemia. “Eu fiquei grávida e em 2020 o Caetano nasceu. Então, hoje (sexta-feira) a gente pensou em vir pra prestigiar, e ver como é que estava e tal. A gente sabe que sempre teve peixe”, explica Milena, ao lado do esposo e do filho, Caetano Gomes Nazario, que aos cinco anos teve seu primeiro contato com a cultura japonesa em uma data cristã.
“É uma situação especial porque é a primeira dele também fora de casa, porque sempre fizemos algo em casa”, conta Nazário. De acordo com ele, o filho estranhou, mas gostou da comida japonesa.
Responsável pela venda de sushis e outros alimentos, Sergio Takeda Kaiso Sushi relata que o grande atrativo de sexta-feira foi justamente a comida, especialmente os preparos a partir de peixe. Mas também era possível conhecer outros pratos típicos como os bolinhos doces à base de feijão.
“Os brasileiros costumam comer arroz com feijão, se você entregar isso para um japonês ele não come. E se você apresenta um bolinho desses para um brasileiro ele também não vai comer”, avalia Takeda ao comentar o estranhamento inicial das duas culturas.
Pratos diferentes
Com a cultura japonesa ficando mais conhecida, mesmo o eventual estranhamento com a culinária diferente está sendo quebrado. Nas bancas, os visitantes buscam pratos para conhecer – alguns até que ouviram falar em séries e animes. “Ajuda bastante, porque as pessoas têm uma ideia geral do que estão procurando e não precisa apresentar tudo do zero”, aponta Sergio Takeda, sobre a influência dos animes.
O grande destaque é o peixe na taquara, um prato tradicional já na Colônia Japonesa. “Ele é um produto que todo último domingo do mês tem, então é tradição da feira já, mas hoje também estão trabalhando por causa da Sexta-feira Santa”, explicou Takeda, sobre como os descendentes japoneses em Ivoti conseguiram unificar os costumes dos ancestrais com a tradição ocidental cristã.
E além da cultura japonesa, a feira também teve a oferta de produtos da culinária alemã. “Nós temos todos estes elementos bem integrados aqui”, comemora Takeda.
A cidade de Ivoti conta com uma colônia formada por imigrantes japoneses e descendentes desde meados da década de 1960. Essas famílias preservam sua cultura e se integram perfeitamente com as demais etnias.
LEIA TAMBÉM