TRÂNSITO
FREE FLOW: Concessionária confirma data de início do pedágio com fluxo livre na RS-240 e RS-122
Com o novo sistema de pórticos vai ser encerrada a cobrança na praça de pedágio de Portão
Última atualização: 19/01/2024 13:53
Após quase 30 anos da instalação no limite das rodovias RS-240 e RS-122, a cobrança na praça de pedágio de Portão está com os seus dias contados.
Segundo a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), os pórticos do novo sistema free flow ("fluxo livre") na RS-240, em Capela de Santana, e na RS-122, em São Sebastião do Caí, devem entrar em funcionamento no próximo mês, como o planejado, desativando assim a praça portanense.
O pórtico de Caí, no km 4,6 da RS-122, que devido a atraso na instalação por causa das chuvas teve há cerca de duas semanas o anúncio do adiamento do seu funcionamento para março, agora vai ser ativado em fevereiro, juntamente com o do km 30,1 da RS-240, em Capela, próximo ao limite com Montenegro.
Na quinta-feira (18), a área de Comunicação da CSG confirmou que a estrutura do pórtico free flow começou a ser instalada em Caí, para entrar na fase de testes.
A operação deste pórtico deve ser simultânea com a do pórtico de Capela, já que a cobrança eletrônica nestes dois pontos é que substituirá o pedágio físico de Portão, sendo então adotado o modelo de cobrança eletrônica com passagem livre automática, sem filas e sem precisar reduzir a velocidade.
Cinco novos pontos
Com o sistema free flow funcionando desde dezembro no km 108,3 da RS-122, em Antônio Prado (o que desativou a praça de pedágio de Carlos Barbosa), a CSG confirma que cincos pórticos que estão sendo instalados na sua área de concessão começam a vigorar em fevereiro (ainda sem data definida). Além de Capela e Caí, a cobrança free flow terá estruturas em em Farroupilha, no km 45,5 da RS-122; em Ipê, no km 151,9 da RS-122; e em Carlos Barbosa, no km 6,5 da RS-446.
Conforme a concessionária, a data exata de início da operação e o valor das tarifas ainda estão sendo analisados e serão definidos pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs).
Programas aos funcionários
Quanto à equipe que trabalha nas cancelas da praça de pedágio portanense, a CSG informou à reportagem que os profissionais foram informados da oportunidade de aderir ao Plano de Retenção ou o de Desligamento Incentivado (PRDI) da CSG, conforme informações concedidas pela própria concessionária.
A empresa explicou, através de nota de sua assessoria de comunicação, que “15 funcionários já foram realocados para novos setores em funções como assistente de relacionamento, assistente de cadastro, supervisor de CCA, entre outras. Outros 37 colaboradores tiveram incentivos para ficar até o fim do períodos da operação nas praças de Flores da Cunha e Portão. Também foram abertas 48 novas vagas em outras funções na companhia”.
187 mil usuários e mais de 22 mil inadimplentes no 1o mês de free flow na Serra
A CSG divulgou nesta semana o balanço de um mês do início da operação do primeiro pórtico do free flow nas rodovias gaúchas. Segundo a empresa, 187 mil veículos passaram pelo pórtico do km 108,3 da RS122, em Antônio Prado, desde 15 de dezembro.
Para quitação da tarifa, 46% utilizaram tag (adesivo eletrônico colado no parabrisas); 38% pagaram via Pix e 10% inseriram créditos antecipados usando o aplicativo CSG FreeFlow ou pelo site da concessionária; apenas 3% pagaram com cartão de crédito e 2,66% usaram os totens nas bases de atendimento.
O problema foi o percentual de inadimplência, que ficou em cerca de 12%. A CSG considerou baixo e que isso deve se reduzir com o melhor conhecimento do sistema. São mais de 22,4 mil motoristas sujeitos à multa de R$ 195,23 por evasão de pedágio, infração de trânsito que também rende 5 pontos na Carteira de Habilitação. A multa é gerada se a tarifa não for quitada até 15 dias após a passagem no pórtico.