NA REGIÃO
Criminosos usavam pessoas com deficiência no tráfico de drogas para despistar a Polícia
Operação da Delegacia de Polícia de Esteio prendeu 22 pessoas na manhã desta terça-feira (17)
Última atualização: 17/12/2024 10:33
Cerca de 200 policiais civis participaram nesta terça-feira (17) de uma operação contra o tráfico de drogas na região. A investida, denominada de Operação El Presidente, foi coordenada pela Delegacia de Esteio e cumpriu 74 ordens judiciais, incluindo 52 mandados de busca e apreensão e 22 prisões preventivas nas cidades de Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas, Gravataí, Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Nova Santa Rita e Tramandaí.
De acordo com o delegado Gabriel Lourenço, até as 10 horas, 22 pessoas haviam sido presas, sendo 19 preventivamente e três em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Segundo o delegado, as investigações tiveram início há cerca de um ano, quando agentes tentavam capturar um foragido por homicídio. na oportunidade, o suspeito conseguiu escapar e abandonou o veículo a alguns quilômetros do ponto da abordagem. Em revista no carro, foram encontradas diversas porções de entorpecentes e materiais usados no tráfico.
Ao longo do trabalho investigativo foram identificadas dezenas de pessoas que atuam no esquema criminoso, sobretudo na modalidade de tele-entrega de drogas, dentre eles fornecedores, motoristas, responsáveis pela guarda e distribuição das drogas e operadores financeiros. Os investigadores também apuraram que o grupo criminoso usava pessoas com deficiência física para a prática do tráfico de drogas, com a finalidade de despistar as forças de segurança.
"Nesta fase da investigação, após diversas análises telemáticas, os agentes mapearam a estrutura deste grupo, logrando êxito na identificação de dezenas de pessoas bem como de suas respectivas funções dentro da engrenagem criminosa", explica Lourenço.
VIU ESTA?: Sítio em São Leopoldo era base de quadrilha especializada em furto de veículos pesados e extorsão
"Durante o processo investigativo, também foi possível comprovar o vínculo associativo destes indivíduos, demonstrando a existência de uma estrutura organizada e um propósito comum entre os membros para a prática continuada do tráfico de drogas nos municípios de Esteio e Sapucaia do Sul", completa o delegado.
Integrantes foram presos com 500 quilos de maconha
Durante a investigação, segundo o delegado, o principal alvo foi preso em função de um mandado de prisão preventiva expedido pela prática de um homicídio doloso consumado em Sapucaia do Sul. Na ocasião, foram apreendidos com o suspeito uma pistola calibre 9 milímetros, 1quilo de cocaína, além de diversos comprimidos de ecstasy.
SAIBA MAIS: BR-116: Identificada a vítima de acidente fatal sob o viaduto da João Corrêa
Outros dois integrantes do esquema criminoso também foram presos ao longo da investigação. As prisões ocorreram na cidade de Amambaí, no Mato Grosso do Sul, quando a dupla tentava trazer para Esteio 500 quilos de maconha.