COMPRAS NATALINAS
Cresce procura por itens decorativos de Natal em Canoas
Câmara de Dirigentes Lojistas projeta aumento de 5% nas vendas do comércio em dezembro
Última atualização: 29/11/2023 10:50
Com a chegada de dezembro, o clima natalino aumenta entre os consumidores e o comércio. Nas lojas, a decoração de black friday dá espaço para árvores e enfeites de Natal. A corrida pelo presente e pelas vendas começou. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canoas projeta aumento de 5% nos negócios em relação a 2022.
"Tivemos um desempenho fraco na black friday. Agora é o momento dos lojistas correrem atrás e focar na data comercial mais importante do ano, o Natal. As campanhas e a decoração são aliadas, elas ajudam a aumentar o fluxo de vendas. As lojas enfeitadas têm ganhado a preferência dos consumidores", destaca o presidente da CDL Canoas, Éverton Netto.
Segundo o presidente, a primeira semana de dezembro deve concentrar uma parcela significativa das vendas no comércio canoense. "Ano passado, a Copa do Mundo foi um dos principais fatores negativos para o baixo volume de vendas. As datas ficaram muito próximas e isso atrapalhou. A maior parte do foco do consumidor ficou no evento esportivo. Neste ano, a janela de dezembro será exclusiva para o Natal", avalia.
Regina de Oliveira Vidal, gerente de um bazar na Rua Victor Barreto, conta que os consumidores estão procurando mais itens decorativos. "Dezembro nem começou e tivemos que repor estoque de alguns itens. A procura aumentou com relação ao ano passado. Árvores e pisca-pisca são os mais vendidos", enfatiza.
Embora as vendas de decoração estejam bem, a venda de produtos para presentes está mais lenta, diz a gerente. "De forma geral, a nossa projeção é igualar com as vendas do natal de 2022."
Magia da data
Na manhã de terça-feira (28), Laci Sutoff, de 70 anos, foi em busca de enfeites para a árvore de Natal. "Montei na segunda-feira. Os netos adoram. Vim comprar umas fitas e laços para deixar ainda mais bonita nossa árvore", salienta a moradora do bairro Harmonia. A aposentada fala sobre a importância da data. "Na minha opinião, é uma data mágica. Enfeitar e decorar faz parte da magia natalina", finaliza.
Dinamismo e comportamento
Emille Silva Ferreira, esposa do proprietário de um bazar no Centro, destaca o dinamismo da data comercial. "É difícil prever o que vai acontecer. Por exemplo: ano passado, uma parte do estoque de itens decorativos sobrou. Já em 2023, tivemos que reforçar a oferta porque a demanda aumentou de forma significativa", diz.
Outro ponto citado por Emille é o comportamento dos consumidores. "Os clientes estão segurando mais, ou seja, pensam várias vezes antes de comprar. A economia é um dos motivos. As pessoas têm optado por esperar. A corrida em busca dos presentes está mais devagar", ressalta.
Datas anteriores, como Dia das Crianças, são lembradas por Emille. "A última foi ruim. As pessoas têm comprado menos até em datas especiais. Na nossa loja, a forma de pagamento está equilibrada, 50% à vista e a outra metade parcelada no cartão de crédito", revela.
A busca por promoções e descontos também é uma característica dos consumidores canoenses. "Ter variedade de estoque e preços competitivos faz a diferença na hora de comprar. Nossa estratégia visa levar bom preço e mais opções de produtos, seja para presente ou para a decoração. Os clientes querem ser bem atendidos, mas também economizar. É preciso estar atento", conclui.
Tradicional pesquisa
Para responder a pesquisa "Natal 2023" da CDL Canoas, clique aqui.