abc+

MEIO AMBIENTE

Corujas são atração na beira-mar de Imbé

Para preservação das aves, prefeitura já cercou e sinalizou seis áreas, onde ficam espalhados os ninhos

Júlia Taube
Publicado em: 02/02/2023 às 13h:05 Última atualização: 22/01/2024 às 14h:47
Publicidade

Observadoras e atentas aos veranistas que aproveitam as praias do litoral norte gaúcho. Assim são as corujas-buraqueiras, que vivem nos canteiros da beira-mar, chamando a atenção de quem passa por seus ninhos cercados.

Corujas-buraqueiras ocupam beira-mar de Imbé



Corujas-buraqueiras ocupam beira-mar de Imbé

Foto: Ivan de Andrade/PMI

Em Imbé, são cerca de seis ninhos espalhados pela zona urbana da cidade. De acordo com a prefeitura, todos são sinalizados e cercados. Eles ficam na praça do Sambura, na praça da Avenida Porto Alegre, na Rua Tancredo Neves com a David Canabarro, na duna do Calçadão e na praça entre as Avenidas São Luís e Garibaldi.

Conforme a bióloga e secretária-adjunta de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura de Imbé, Nélida Lilian Pereira, a sinalização dos espaços começou em 2018, na intenção de preservar os ninhos das aves.

Corujas são atração na beira-mar de Imbé



Corujas são atração na beira-mar de Imbé

Foto: PAULO PIRES/GES

A espécie das corujas-buraqueiras, também conhecida como Athene Cunicularia, costuma se reproduzir no início da primavera, fazendo seus ninhos em buracos sobre as dunas nas regiões litorâneas. De acordo com Nélida, são aves residentes do litoral, pondo em torno de sete a dez ovos a cada reprodução.

“Temos uma interação muito próxima com a comunidade, onde geralmente eles ao observarem a movimentação próxima a determinados ninhos, nos comunicam via ouvidoria ou ligam para a secretaria de meio ambiente solicitando a sinalização, onde são, de pronto, atendidos”, explica.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade