A Corsan deu início à ampliação do sistema de distribuição de água em Igrejinha, com a construção de uma nova rede na RS-115. O investimento totaliza R$ 1,5 milhão e incluirá 2,8 quilômetros de tubulações, que beneficiarão residências, loteamentos, empresas e indústrias situadas nas proximidades da rodovia.
As obras começaram no dia 25 de setembro, na interseção da Rua Emílio Lamb com a Rua das Pedreiras, e seguirão até a David Gabriel Müller. A conclusão está prevista para novembro, dependendo das condições climáticas.
Serão construídas também duas redes que atravessarão a RS-115, garantindo o fornecimento de água potável em ambos os lados da rodovia. O projeto utilizará o método não destrutivo, que elimina a necessidade de escavações na estrada. “Vamos usar equipamentos de alta tecnologia, que abrem o acesso subterrâneo para passagem dos tubos sem a necessidade de valas. É um método muito mais limpo e rápido, que tem como objetivo diminuir ou eliminar transtornos desse tipo de obra”, explica o gestor de relações institucionais da Corsan na Região Sinos, Márcio Galarça.
Os projetos da Corsan, tanto para abastecimento de água quanto para coleta e tratamento de esgoto, visam a universalização do saneamento básico, conforme previsto pelo Marco Legal do Saneamento. Até 2033, a meta é garantir que 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao sistema de coleta e tratamento de esgoto.
Para atingir esses objetivos nos 317 municípios atendidos no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão anualmente até o prazo estipulado.
LEIA TAMBÉM