abc+

LONGA ESPERA

Corsan divulga nova previsão para a volta da água na região; saiba a data

Prefeituras de Sapucaia do Sul e de Esteio acionaram o Ministério Público para a resolução do problema, que já dura duas semanas

Renata Strapazzon
Publicado em: 17/05/2024 às 07h:46 Última atualização: 17/05/2024 às 10h:05
Publicidade

Duas semanas. Este é o tempo que se completa nesta sexta-feira (17) de torneiras secas em Sapucaia do Sul e Esteio. Desde os primeiros dias da enchente na região os moradores das duas cidades precisam traçar estratégias para driblar o problema, que ainda parece longe de ser resolvido. A situação caótica e o clamor popular fizeram com que as prefeituras dos dois municípios acionassem o Ministério Público, pedindo soluções. 

Prefeituras de Sapucaia do Sul e de Esteio acionaram o Ministério Público para a resolução do problema, que já dura duas semanas



Prefeituras de Sapucaia do Sul e de Esteio acionaram o Ministério Público para a resolução do problema, que já dura duas semanas

Foto: Arquivo

“Ingressamos com ação judicial contra a Corsan em razão do não cumprimento dos prazos prometidos. Cobramos o restabelecimento do serviço, a aplicação de multa à empresa e a isenção dos consumidores afetados”, disse o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, em um vídeo publicado em suas redes sociais na noite de quinta. Segundo o prefeito, 1/4 da cidade tem água e não há perspectiva de volta para o restante. 

Na noite de quinta-feira (16), a Corsan publicou um novo levantamento da situação. Segundo a empresa, 121 mil imóveis continuavam desabastecidos em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana.

“A chuva durante todo o dia foi um complicador, mas não arrefeceu a mobilização das equipes e o andamento dos trabalhos de recuperação das estações de tratamento em Canoas e Esteio. O alagamento que afetou severamente as ETAs Rio Branco (Canoas) e Esteio – que também abastece Sapucaia do Sul – continua sendo o principal problema, tornando ainda mais difícil o trabalho das equipes que tentam recuperar a estação”, diz a nota da companhia. 

“Nessa quinta-feira, paralelamente ao trabalho das equipes para drenar a água das instalações, foi possível instalar bombas e motores nas estações de captação e tratamento de Esteio. Além disso, os técnicos efetuaram a secagem e a vedação dos quadros elétricos além da instalação de pontos de energia adicionais para agilizar a operação dos equipamentos”, completa o texto.

Com isso, a expectativa da Corsan é de que ao final da noite desta sexta-feira (17), os sistemas de abastecimento da Estação de Tratamento Esteio – que também atende Sapucaia do Sul – voltem a operar parcialmente. Dessa forma, a previsão é de que até a manhã da terça-feira (21), o abastecimento no município e em Sapucaia seja restabelecido.

Plano de Contingência 

Na região, segundo a Corsan, também estão sendo instaladas cinco estações móveis de tratamento, ampliando o fornecimento de água potável até que a Estação original esteja plenamente recuperada. Três ETAS móveis foram instaladas em Esteio, na área da Votorantim; as outras duas em Sapucaia do Sul ficam na Gerdau e na Cohab (ainda em instalação).

Complementando o Plano de Contingência da Companhia, há 15 poços perfurados e conectados às redes, bem como a implantação de cerca de 10 quilômetros de adutoras para interligar os sistemas Esteio-Sapucaia e Canoas.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Leonardo Pascoal (@leo_pascoal)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade