RELIGIÃO

CORPUS CHRISTI: Reconstrução de igrejas marcará a data em São Leopoldo neste ano

Tradicional confecção dos tapetes de serragem dará lugar a arrecadação de donativos em algumas paróquias

Publicado em: 28/05/2024 13:55
Última atualização: 28/05/2024 18:02

Os tradicionais tapetes coloridos de serragem darão lugar, neste ano, à limpeza e um trabalho forte de reconstrução em algumas igrejas de São Leopoldo nesta quinta-feira (30), dia de Corpus Christi. A data, uma das mais importantes do calendário católico, terá sua programação alterada na cidade devido aos estragos causados pela enchente a, pelo menos, sete paróquias e capelas, localizadas em bairros como Campina, Scharlau e Rio dos Sinos. 

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Paróquia São Jorge, no bairro Campina, foi uma das mais atingidas pela enchente em São Leopoldo Foto: Paróquia São Jorge/divulgação

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Matriz, no Centro, o material que estava sendo preparado para a confecção dos tapetes foi perdido com a água e a lama que invadiram a igreja. Com a limpeza praticamente concluída no local, de acordo com o pároco, Inácio Schuster, a celebração da missa está confirmada para as 9h30. No lugar da procissão sobre os tapetes, a programação especial contará com um apelo à solidariedade. No local serão recebidas doações de alimentos, roupas e material de limpeza. “Os donativos serão repassados às paróquias vizinhas necessitadas e à Cáritas paroquial”, comenta o padre Inácio.

No Santuário do Sagrado Coração de Jesus serão cinco missas ao longo do dia: às 8h, 9h30, 11h, 15h e 16h30. As celebrações das 8h e das 16h30 serão transmitidas ao vivo pelo Facebook do Santuário @padrereussantuariooficial. Na Paróquia Santa Catarina de Alexandria, no bairro Rio branco, a celebração será às 9h30.

No bairro Campina, onde todos os anos a data é bastante celebrada na Paróquia São Jorge, o dia será de continuidade da limpeza para a retirada da lama nas dependências da igreja. Outro local bastante atingido pela cheia, a Paróquia Santo Inácio, no bairro Rio dos Sinos, também segue sem condições de receber celebrações. “Fomos 100% afetados, a água dentro da igreja subiu mais de 2,5 metros. Estamos trabalhando para a recuperação dos bancos, das imagens dos santos e também dos nossos aparelhos de som e microfones”, comenta o pároco, o padre Flávio Corrêa de Lima.

Para ajudar na compra de itens perdidos na enchente, a igreja realiza arrecadação de valores por meio do Pix, cuja chave é o CNPJ 90831660002231, em nome da Mitra da Diocese de Novo Hamburgo. Conforme o padre Flávio, a ideia é concluir a limpeza da igreja ainda nesta semana para que uma missa seja realizada no local domingo (2), às 9h30.

A data

Comemorado 60 dias após a Páscoa, o dia de Corpus Christié uma das datas mais importantes do calendário católico. A expressão, originária do latim, significa Corpo de Cristo, e a celebração é uma forma de homenagem à Eucaristia, sacramento do catolicismo. Tradicionalmente, a data, sempre em uma quinta-feira, é de missas e procissões e, em algumas comunidades, também de confecção de tapetes de serragem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas