abc+

RELIGIÃO

CORPUS CHRISTI: Reconstrução de igrejas marcará a data em São Leopoldo neste ano

Tradicional confecção dos tapetes de serragem dará lugar a arrecadação de donativos em algumas paróquias

Renata Strapazzon
Publicado em: 28/05/2024 às 13h:55 Última atualização: 28/05/2024 às 18h:02
Publicidade

Os tradicionais tapetes coloridos de serragem darão lugar, neste ano, à limpeza e um trabalho forte de reconstrução em algumas igrejas de São Leopoldo nesta quinta-feira (30), dia de Corpus Christi. A data, uma das mais importantes do calendário católico, terá sua programação alterada na cidade devido aos estragos causados pela enchente a, pelo menos, sete paróquias e capelas, localizadas em bairros como Campina, Scharlau e Rio dos Sinos. 

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Paróquia São Jorge, no bairro Campina, foi uma das mais atingidas pela enchente em São Leopoldo



Paróquia São Jorge, no bairro Campina, foi uma das mais atingidas pela enchente em São Leopoldo

Foto: Paróquia São Jorge/divulgação

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Matriz, no Centro, o material que estava sendo preparado para a confecção dos tapetes foi perdido com a água e a lama que invadiram a igreja. Com a limpeza praticamente concluída no local, de acordo com o pároco, Inácio Schuster, a celebração da missa está confirmada para as 9h30. No lugar da procissão sobre os tapetes, a programação especial contará com um apelo à solidariedade. No local serão recebidas doações de alimentos, roupas e material de limpeza. “Os donativos serão repassados às paróquias vizinhas necessitadas e à Cáritas paroquial”, comenta o padre Inácio.

No Santuário do Sagrado Coração de Jesus serão cinco missas ao longo do dia: às 8h, 9h30, 11h, 15h e 16h30. As celebrações das 8h e das 16h30 serão transmitidas ao vivo pelo Facebook do Santuário @padrereussantuariooficial. Na Paróquia Santa Catarina de Alexandria, no bairro Rio branco, a celebração será às 9h30.

No bairro Campina, onde todos os anos a data é bastante celebrada na Paróquia São Jorge, o dia será de continuidade da limpeza para a retirada da lama nas dependências da igreja. Outro local bastante atingido pela cheia, a Paróquia Santo Inácio, no bairro Rio dos Sinos, também segue sem condições de receber celebrações. “Fomos 100% afetados, a água dentro da igreja subiu mais de 2,5 metros. Estamos trabalhando para a recuperação dos bancos, das imagens dos santos e também dos nossos aparelhos de som e microfones”, comenta o pároco, o padre Flávio Corrêa de Lima.

Para ajudar na compra de itens perdidos na enchente, a igreja realiza arrecadação de valores por meio do Pix, cuja chave é o CNPJ 90831660002231, em nome da Mitra da Diocese de Novo Hamburgo. Conforme o padre Flávio, a ideia é concluir a limpeza da igreja ainda nesta semana para que uma missa seja realizada no local domingo (2), às 9h30.

A data

Comemorado 60 dias após a Páscoa, o dia de Corpus Christié uma das datas mais importantes do calendário católico. A expressão, originária do latim, significa Corpo de Cristo, e a celebração é uma forma de homenagem à Eucaristia, sacramento do catolicismo. Tradicionalmente, a data, sempre em uma quinta-feira, é de missas e procissões e, em algumas comunidades, também de confecção de tapetes de serragem.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade