DESPEDIDA
Corpos de atletas, treinador e motorista mortos em acidente no Paraná são recebidos com homenagens no velório coletivo em Pelotas
Urnas funerárias chegaram ao Rio Grande do Sul na tarde desta terça-feira
Última atualização: 22/10/2024 22:41
Os corpos das vítimas do acidente que aconteceu domingo (20) na BR-376, em Guaratuba, no Paraná, estão sendo velados desde o fim da tarde desta terça-feira (22) na sede campestre do clube Centro Português, em Pelotas, onde é desenvolvido o projeto Remar para o Futuro, do qual participavam oito dos nove mortos.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com as urnas funerárias saiu de Curitiba, capital paranaense, por volta das 15 horas de hoje e pousou no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto pouco depois das 17 horas.
LEIA TAMBÉM: PRISCILA DINIZ: Vítima de homicídio se dizia oprimida e ameaçada pela sogra em Novo Hamburgo
Entre as pessoas que esperavam no local para receber os corpos, estavam o governador, Eduardo Leite, o ministro do Esporte, André Fufuca, e a prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas.
Do aeroporto, os caixões foram levados para o velório coletivo e acompanhados por um cortejo fúnebre. A despedida, aberta ao público, teve início por volta das 18 horas. Na chegada, foram recebidos com um corredor feito com remos erguidos e aplausos.
SAIBA MAIS: Caminhoneiro envolvido em acidente com 9 mortes também é de Pelotas; veja o que ele disse no depoimento
Segundo a prefeitura de Pelotas, não há horário definido para o fim do velório, já que depende do planejamento de cada família. Alguns sepultamentos estão marcados para a manhã de quarta-feira (23), mas outros ocorreriam já nesta noite.
Por volta das 21h30, dois corpos já haviam sido retirados do velório: o do treinador e coordenador do projeto, Oguener Tissot, e o de um dos atletas.
O acidente
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 21h40 de domingo (20), uma carreta teria perdido os freios, colidindo na traseira da van onde estavam as vítimas. O veículo foi projetado à frente, batendo na traseira de um automóvel. Em seguida, a van rodou e a carreta a arrastou para fora da pista, tombando sobre a van.
Entre as dez pessoas que estavam no veículo, somente uma sobreviveu: trata-se do adolescente João Milgarejo, 17 anos. O motorista da van, o treinador de remo e sete atletas que voltavam de um campeonato em São Paulo morreram. O condutor da carreta, que prestou depoimento nesta tarde, teve ferimentos leves e o do carro não se feriu.
VEJA MAIS: Mãe fala em "milagre" após filho atleta sobreviver a tragédia com van; jovem já voltou a Pelotas
As vítimas são: Samuel Benites Lopes, 15 anos; Henri Fontoura Guimarães, 15 anos; João Pedro Kerchiner, 17 anos; Helen Belony, 20 anos; Nicole da Cruz, 15 anos; Angel Souto Vidal, 16 anos; Vitor Fernandes Camargo, 17 anos; Oguener Tissot (coordenador), 43 anos; e Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos.