abc+

CULTURA

Coreógrafos de 12 países vão se encontrar no Festival de Folclore

Encontro faz parte da programação da 50ª edição do evento

Moacir Fritzen
Publicado em: 26/05/2023 às 15h:03 Última atualização: 26/03/2024 às 16h:36
Publicidade

De 25 a 30 de julho, Nova Petrópolis – a Capital Internacional do Folclore – será palco do 1º Encontro Mundial de Coreógrafos de Danças Folclóricas, durante a programação da 50ª edição do Festival Internacional de Folclore.

Profissionais de 12 países, incluído o Brasil, estão inscritos para participar do evento que irá tratar do tema “Danças tradicionais populares e a tecnologia: encontro de corpos reais e virtuais”.

Delegação mexicana está entre as que inscreveu o maior número de profissionais para as atividades



Delegação mexicana está entre as que inscreveu o maior número de profissionais para as atividades

Foto: Mauro Stoffel/Comunicação PMNP

De acordo com a Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), secção Brasil, que está à frente do evento junto com a prefeitura de Nova Petrópolis, na programação estão reuniões de trabalho com coreógrafos renomados como Carlinhos de Jesus – homenageado com o título de “Personalidade de Honra” durante a festa de 50 anos do Festival -, palestras, rodas de conversa, relatos de experiências e mostra artística.

As atividades do encontro vão ocorrer de forma híbrida (presencial e on-line), para proporcionar a participação de pessoas de outros países e Estados. O evento tem o objetivo de proporcionar a reflexão sobre os processos coreográficos e o futuro das danças tradicionais com os meios remotos, digitais e tecnológicos.

As 40 vagas oferecidas para inscrição de professores, coreógrafos, estudantes e bailarinos de grupos de danças folclóricas de fora da região de Nova Petrópolis, interessados no encontro, foram totalmente preenchidas. Irão participar representantes de 12 países: Chile, Estados Unidos, Filipinas, Armênia, México, Argentina, Porto Rico, Índia e Paraguai.

México e Paraguai têm o maior número de inscritos do exterior. Coreógrafos e bailarinos de grupos folclóricos locais ainda podem se inscrever gratuitamente para participar.

O 1º Encontro Mundial de Coreógrafos de Danças Folclóricas será realizado em comemoração às bodas de ouro do Festival Internacional de Folclore, que ocorrerá de 12 a 30 de julho, promovido pela prefeitura em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas de Nova Petrópolis.

Mais informações podem ser conferidas no site www.festivaldefolclore.com.br.

Edição do cinquentenário

O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é um evento de valorização das tradições e dos costumes legados pelos antepassados, numa mescla das mais distintas manifestações culturais. É um intercâmbio artístico-cultural entre os inúmeros grupos participantes. A primeira edição ocorreu no ano de 1973, a partir da organização de um grupo de amigos. O evento ocorria no mês de julho, estritamente voltado para apresentações de danças folclóricas alemãs, incentivando a participação de grupos locais e visitantes. Com o passar do tempo, ampliou a sua estrutura, passando também a reunir grupos de diferentes etnias, de outros Estados e do exterior.

Em 2023, o evento completa 50 anos e uma logomarca alusiva ao cinquentenário já foi lançada.

O palco principal fica na Rua Coberta. O Festival Internacional de Folclore ainda proporciona apresentações de danças junto às comunidades do interior, além de contemplar escolas e empresas.

Em 2022, cerca de 200 mil pessoas prestigiaram mais de 50 grupos folclóricos em cerca de 200 espetáculos na Rua Coberta, além de 20 apresentações nos palcos das comunidades do interior.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade