SEU BOLSO

Conta de energia vai ficar mais cara para clientes da RGE Sul; saiba o índice que está sob análise

Aneel fará audiência pública em São Leopoldo na semana que vem para discutir a revisão tarifária periódica

Publicado em: 27/04/2023 20:47
Última atualização: 05/03/2024 08:07

Consumidores de energia elétrica do Rio Grande do Sul que são atendidos pela RGE na área da antiga AES Sul vão pagar mais caro pelo serviço a partir de 19 de junho. O índice a ser aplicado a partir desta data será discutido em audiência pública promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em São Leopoldo no dia 4 de maio.

Audiência pública vai discutir reajuste na conta de energia dos clientes da RGE Sul Foto: Divulgação

O aumento será a título de revisão tarifária periódica, ou seja, é previsto em contrato. A audiência pública será presidida pelo diretor pelo diretor da Aneel, Hélvio Guerra. O início está previsto para as 14 horas no Hotel Klein Ville (Rua Brasil, 720, Centro de São Leopoldo). O credenciamento presencial dos participantes terá início às 13h30 do mesmo dia.

Segundo a Aneel, após a análise do que será debatido e sugerido pelos usuários na audiência pública da semana que vem, os técnicos definirão o índice de reajuste que passará a vigorar a partir de 19 de junho. A Aneel já calculou os índices, que serão detalhados na audiência pública.

Para consumidores residenciais da antiga AES Sul a proposta da Aneel é de um reajuste de 9,49%. Clientes de baixa tensão em média teriam reajuste de 10,14% enquanto que os de alta tensão teriam redução de 1,87% na tarifa. O efeito médio para o consumidor seria, conforme a Aneel, de 6,03%.

A RGE Sul é concessionaria do serviço de distribuição de energia elétrica e atende a 3,1 milhões de unidades consumidoras em 381 municípios do Rio Grande do Sul, incluindo cidades-polo como Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Montenegro, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Maria e Uruguaiana, entre outras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas