abc+

FIQUE LIGADO

CONSULTA POPULAR: Quando começa, como votar e a lista de propostas da região

Os eleitores poderão determinar quais propostas elencadas pela Consulta Popular farão parte do Orçamento do Estado para 2025

Joceline Silveira
Publicado em: 01/12/2024 às 08h:30 Última atualização: 01/12/2024 às 09h:04
Publicidade

A partir desta segunda-feira (2) e até 6 de dezembro, a população pode decidir quais projetos e investimentos o governo estadual deve priorizar para as diversas na região em 2025 através da Consulta Popular.

LEIA TAMBÉM: Mensagem de WhatsApp enviada pelo vice-prefeito eleito sobre o IPTU gera polêmica em Novo Hamburgo

Votação da Consulta Popular começa nesta segunda-feira (2) | abc+



Votação da Consulta Popular começa nesta segunda-feira (2)

Foto: Ubiratan Júnior/GES-Especial

Durante esse período, os eleitores poderão votar em projetos que atendam às necessidades locais
que abrangem áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública e meio ambiente, entre outras.

As propostas mais votadas serão contempladas com recursos estaduais, cujo valor total, de R$ 60 milhões, foi estipulado ainda em 2023. Esse montante será distribuído entre 85 propostas em 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

VEJA AINDA: Conferência Ubuntu valoriza identidade e memória da comunidade negra em Novo Hamburgo

Investimentos para o Vale do Sinos

Na região do Corede Vale do Sinos, que engloba 12 municípios (Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Portão, São Leopoldo e Sapiranga), seis propostas foram selecionadas para votação. A proposta mais votada receberá R$ 2.042.857,14 de investimento, com recursos já previstos no orçamento estadual de 2025.

Entre as alternativas de investimento para a região, escolhidas em assembleias prévias, estão projetos como:

• Aquisição de equipamentos e implementos para a Patrulha Agrícola Municipal e apoio à agricultura familiar e agroindústria;
• Campanha de castração em massa para animais abandonados e controle populacional de cães e gatos;
• Ampliação e consolidação de parques tecnológicos e de inovação, com foco no desenvolvimento da economia da indústria criativa;
• Projetos de inclusão de inteligência artificial;
• Melhoria e implementação de infraestrutura de parques, praças e espaços públicos;
• Criação de um polo de desenvolvimento de parcerias público-privadas para impulsionar a economia regional.

Como participar da votação

A votação é digital e pode ser feita de três formas: por aplicativo, site oficial ou WhatsApp. Para participar, o eleitor precisa se cadastrar com o número do título de eleitor. Quem não lembra o número, pode consultá-lo no aplicativo e-Título, que foi amplamente utilizado nas últimas eleições. Para aqueles que já realizaram o cadastro em edições anteriores da Consulta Popular, basta utilizar o mesmo login e senha.

Passo a Passo 

 Site: Acesse o link da Consulta Popular, informe seu nome, e-mail, cidade, CPF e crie uma senha. Em seguida, insira o número do título de eleitor e siga as instruções para concluir a votação.

WhatsApp: Envie uma mensagem para o número (51) 3210-3260 e siga as instruções. Você precisará informar seu CPF, cidade, data de nascimento e título de eleitor para acessar as propostas e votar.

Convocação para Participação

Gabriel Grabowski, presidente do Corede Vale do Sinos (Consinos), destaca a importância da participação da população, principalmente devido à alta densidade demográfica da região, que conta com cerca de 1,4 milhão de pessoas, a maior do estado.

Grabowski reforça que a votação é uma excelente oportunidade para que os cidadãos influenciem as prioridades de investimentos para o ano de 2025, garantindo que os projetos escolhidos atendam às necessidades da comunidade local.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade