abc+

SOBRE O RIO CAÍ

BR-116: Construção de ponte provisória entre Nova Petrópolis e Caxias é cancelada; entenda

Decisão foi tomada pelo Dnit após a chuva intensa que ocorreu entre 16 e 17 de junho

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 24/07/2024 às 12h:06 Última atualização: 24/07/2024 às 12h:20
Publicidade

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou o cancelamento da construção da ponte provisória metálica do Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A estrutura seria erguida de forma temporária, em conjunto ao Exército Brasileiro, após a ligação entre os dois municípios ser comprometida com a enchente de maio.

ACOMPANHESIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Ponte provisória foi cancelada, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul



Ponte provisória foi cancelada, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul

Foto: Marcio Ferreita/MT/Divulgação

A decisão foi tomada pelo Dnit após a chuva intensa que ocorreu entre os dias 16 e 17 de junho. Na ocasião, equipes trabalhavam na elaboração das cabeceiras. Entretanto, novas cheias destruíram parte da estrutura em obras.

A reportagem entrou em contato com o Dnit, para entender a situação. “A atual recomendação se dá após análises técnicas confirmarem que é inviável a solução temporária prevista anteriormente, de instalação de uma ponte metálica emergencial do tipo LSB – Logistic Support Bridge, do Exército Brasileiro”, diz a empresa em nota. 

FAÇA PARTE: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Conforme o órgão, as chuvas que destruíram o aterro de rocha necessário para a fixação da estrutura mostraram a necessidade de uma nova análise. “Foi iniciada uma reavaliação técnica, que concluiu que a implantação de uma estrutura segura, que resistisse a novas cheias no rio, exigiria longos prazos, não compatíveis com a determinação do governo federal em dar uma solução efetiva no menor tempo possível”, explica o Dnit.

LEIA TAMBÉM: “Para a gente, sempre vai ser nosso bebê”: quem era a vítima de acidente de trabalho em São Francisco de Paula

Para o levantamento de uma base mais resistente, estima-se que a conclusão das obras ficariam, apenas, para o fim do ano – o que ia contrário às estimativas iniciais, para agosto. Assim, não valeria a pena erguer a estrutura provisória, pois a finalização se daria, praticamente, em conjunto com a ponte definitiva, que é reconstruída na BR-116, no km 174. 

“O Dnit seguirá no trabalho de construção da estrutura definitiva sobre o Rio Caí, para que a nova ponte fique pronta no menor tempo possível. A obra foi iniciada em paralelo à implementação provisória anterior, continua em andamento e tem previsão de entrega em dezembro deste ano”, afirma o órgão. 

Obra fundamental

A construção da ponte provisória era vista como fundamental para os municípios de Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Com acessos bloqueados, a demora na viagem entre os municípios, por muitas vezes, mais que dobra o tempo. 

CONFIRA: FESTIVAL DE CINEMA: Ingressos para noite do Educavídeo já estão disponíveis; confira pontos de troca

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e a Prefeitura de Nova Petrópolis indicam como rota provisória de veículos a passagem através da Ponte do Bananal, cerca de 15 quilômetros do ponto onde ficava a ponte sobre o Rio Caí, que foi implodida após ter a estrutura danificada.

“Estão acontecendo movimentos regionais para pressionar e sensibilizar o governo federal a manter o projeto da ponte provisória”, informa o Executivo municipal da cidade da Região das Hortênsias. 

Para a travessia de pedestres, o Exército construiu uma passadeira flutuante próxima ao km 174 da BR-116.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade