A interdição da RS-240, na altura do quilômetro 20, em Capela de Santana, complica a vida dos motoristas que usam a rodovia para fazer a movimentação entre o Vale do Sinos e o Vale do Caí. Nessa condição, o motorista que precisa se deslocar tem três rotas alternativas. A principal delas é através das RSs-122 e 124, estradas que conectam São Sebastião do Caí a Montenegro, por Pareci Novo.
Outro caminho viável é por uma estrada vicinal: A estrada Passo da Taquara fica entre a RS-240, em Capela de Santana, e a ERS-122, em São Sebastião do Caí. Por ela, o motorista também conseguirá chegar a Montenegro.
A terceira alternativa é por dentro do município de Capela de Santana, fazendo a conexão entre a Avenida Coronel Orestes Lucas (principal avenida da cidade) e a Rua Levinius Bauermann.
A Defesa Civil de Capela de Santana orienta, contudo, que essa rota só deve ser usada para acesso local (Capela de Santana) e por veículos leves, tendo em vista as condições da estrada. “São vias estreitas e não comportam um grande fluxo de veículos. Além disso, a (rua) Levinius Bauermann foi bastante prejudicada pela avalanche de água provocada pelo desmoronamento da RS-240”, pontua João Leomar de Almeida, coordenador da Defesa Civil local.
Veja rotas
LEIA TAMBÉM