TRADICIONALISMO GAÚCHO

Conheça os vencedores das principais provas campeiras do Rodeio de Canela

Durante os quatro dias de evento, estima-se que 25 mil pessoas circularam pelo Parque de Rodeios Saiqui

Publicado em: 15/01/2024 11:56
Última atualização: 15/01/2024 12:00

Tradição e cultura se entrelaçaram em um espetáculo de provas campeiras e artísticas em Canela. Entre a quinta (11) e o domingo (14), peões e prendas, com participantes de diversas cidades do Estado, dedicaram-se às atrações tradicionalistas do evento.

Tiro de laço teve competições no domingo Foto: Diego Santos/Estrategiacom
As competições fomentam a participação das famílias, com provas de tiro de laço entre duplas de irmãos, pai e filho, além de proporcionar espaço para a disputa entre laçadores veteranos e guris.

A tão cobiçada Taça Cidade, que neste ano foi em homenagem ao CTG Querência, já que a entidade está comemorando 70 anos, teve acirrada disputa, na manhã do domingo. Consagraram-se os irmãos Fernando e Rudy Zanatta, Jerônimo Oliveira e Tiago Vieira, e Paulo Daros e Luan da Silva. Camila Licks foi a grande campeã do primeiro Duelo de Prendas.

A prova campeira principal, o laço dupla oficial, agitou a cancha do Parque de Rodeios Saiqui, com os participantes competindo por um prêmio R$ 26 mil, divididos entre as categorias A, B, C e D.

As competições tradicionalistas contaram com mais de 1,4 mil inscrições, mostrando o engajamento e o espírito esportivo no tradicional Rodeio de Canela.

“O CTG Querência é uma das entidades mais antigas de Canela, temos a responsabilidade de organizar uma celebração memorável em seus 70 anos”, destaca o patrão da entidade, Jeferson Lodéa, que comemorou o sucesso do evento. “Promovemos uma grande festa, repleta de integração familiar e exaltação das tradições gaúchas”, complementa.

Durante os quatro dias de evento, estima-se que 25 mil pessoas prestigiaram as provas campeiras, artísticas e a programação social, somados aos competidores das diversas modalidades.


Briga generalizada no final do evento


A bonita festa realizada pelos tradicionalistas gaúchos foi interrompida por uma briga, que aconteceu por volta das 18 horas do domingo, no final do evento. Após receber denúncias, uma guarnição da Brigada Militar foi até o Parque de Rodeios Saiqui.

Populares informaram que dois homens, que estavam em uma motocicleta, realizaram disparos de arma de fogo em direção aos frequentadores, contudo, ninguém foi atingido. Segundo a ocorrência, a briga teria iniciado com um dos seguranças.

Duas pessoas envolvidas na discussão foram levadas ao hospital. Uma das vítimas relatou aos policiais militares que recebeu um golpe na cabeça e perdeu a consciência, afirmando que não sabe quem lhe atingiu. Outro homem, que também estava machucado, fugiu da casa de saúde canelense antes de receber atendimento.

Os suspeitos de terem realizado os disparos não foram localizados. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas