abc+

EM SÃO PAULO

Conheça os atletas amadores que representarão São Leopoldo na 98ª São Silvestre

Campeões de Circuito Leopoldense participarão da mais famosa corrida de rua do País, neste domingo

Priscila Carvalho
Publicado em: 28/12/2023 às 10h:11 Última atualização: 28/12/2023 às 12h:19
Publicidade

Os dois atletas campeões do Circuito Leopoldense de Corridas de Rua 2023 embarcam nos próximos dias para representar São Leopoldo na mais famosa corrida de rua do País: a São Silvestre.

Anderson Patrick Braz das Neves e Michelle Costa Andrades conquistaram a oportunidade de participar da prova, disputada sempre no último dia do ano, em São Paulo, após vencerem as cinco etapas do circuito na distância de 10 km, alcançando o maior número de pontos e garantindo a vaga para o evento, com despesas de passagem e hospedagem pagas.

Anderson e Michelle representarão São Leopoldo na Corrida de São Silvestre



Anderson e Michelle representarão São Leopoldo na Corrida de São Silvestre

Foto: Arquivo pessoal

Gari e enfermeira

Atletas amadores, em comum entre os dois está a paixão e dedicação ao esporte. Mas, fora das provas de rua, se dividem entre família, compromissos e suas profissões. Anderson Neves tem 25 anos e é morador de Dois Irmãos. Trabalha como gari e conta que pratica corridas há um ano e quatro meses, adotando a modalidade como o seu esporte. “Minha mãe sempre corria e um dia me convidou pra fazer uma prova. Fiz, gostei e corro até hoje”, comentou. “Vai ser minha primeira São Silvestre”, orgulha-se.

Moradora de Viamão, Michelle Costa Andrades, 40 anos, é enfermeira há 20 anos e atleta amadora de corrida de rua há sete, mas nunca esteve na conhecida prova paulista. “Acompanhava pela televisão e pensava: ‘um dia estarei nessa festa da corrida’”.

“A corrida salva”

Michelle conta que soube do Circuito Leopoldense pelas mídias eletrônicas, consultou o regulamento e resolveu se inscrever. “Pensei: ‘vou ir para São silvestre’. Com foco nesse objetivo, corri todas as etapas para alcançar essa premiação, ficando sempre em primeiro lugar nas etapas”.

Ela também destaca o quanto o esporte se tornou importante na sua vida. “Tenho a dizer que a corrida salva. Passei por um câncer de mama com ajuda da corrida, a minha recuperação foi muito mais rápida. Amo correr, é grandioso poder sentir que conseguimos alcançar nossas metas, quebrar nossos recordes, se superar, e isso a corrida me traz”.



“Sentimento inexplicável”

Cientes da premiação que poderiam conquistar no circuito, os corredores relataram a alegria em poder participar da corrida que reúne 35 mil atletas a cada edição. “É um sentimento inexplicável, pois só de estar lá, com os melhores, já é uma grande oportunidade pra mim”, disse Anderson, que viaja para São Paulo no sábado de manhã e retorna no domingo à tarde.

“Quando recebi a premiação foi um misto de sentimentos e ainda está sendo: ganhar uma premiação para ir uma das corridas mais tradicionais do Brasil e representando o município de São Leopoldo, que acredita no esporte promovendo esse circuito maravilhoso de corridas, com empenho de pessoas dedicadas como Mayra e Marco e todos os outros profissionais envolvidos nesse projeto”, colocou Michelle, que embarca nesta sexta-feira (29) para a capital paulista e também volta no domingo. “Através da corrida de rua podemos realizar sonhos, como o meu, que sempre tive o sonho de estar na São Silvestre e hoje esse sonho que parecia inalcançável está se realizando”, concluiu.



Preparação intensa

Para chegar bem à prova, ambos estão em ritmo intenso de treinamentos, com seus instrutores e ajuda de suas equipes. “Minha preparação para a corrida está sendo ótima. Treino de segunda a sábado, nos horários que tenho minha folga, durante o dia”, conta Anderson, ressaltando o auxílio da Lucas Radtke Assessoria Esportiva e da nutricionista Janaína Hahn, além do apoio familiar.

Já Michelle, tem sua orientação por planilhas, realizadas de maneira individualizada pelo professor de corrida, Anderson Freitas. “Treino 6 vezes por semana, sendo de quatro a cinco dias dedicados a corrida. Também tenho reforço muscular com objetivo de fortalecimento e evitar lesões”, disse a enfermeira. “Divido a vida entre o trabalho no Hospital Cristo Redentor (em Porto Alegre), treinos e a segunda graduação que faço e estou concluindo, em Nutrição. Concomitante a isso tenho marido, meus pais e meu doguinho”.

Saiba mais

O Circuito Leopoldense de Corridas de Rua teve cinco etapas, que iniciaram no meio do ano, dentro da São Leopoldo Fest: Corrida da Imigração, em julho; Corrida do Dia dos Pais, em agosto; Corrida da Primavera; em setembro; Corrida do Dia do Professor, em outubro; e Corrida da República, em novembro. Cada etapa integrava as provas de 3, 5 e 10 Km, além de caminhada de 3 km e corrida Kids. Os participantes foram divididos em 12 categorias etárias, partindo dos 16 anos até os maiores de 70 – na corrida Kids, foram cinco faixas etárias, entre os 3 e os 15 anos de idade.

Todos os participantes que concluíam seus percursos recebiam uma medalha de participação e os cinco primeiros colocados geral, nos naipes masculino e feminino, ganharam troféus. Os três primeiros colocados de cada categoria também foram premiados.

O evento foi realizado pela Esporte & Companhia e contou com o apoio da Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), e do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae).

A São Silvestre

A 98ª Corrida Internacional de São Silvestre ocorre na manhã deste domingo, 31 de dezembro. O percurso compreende 15 km, passando por alguns dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo. A largada será na Avenida Paulista, entre as ruas Frei Caneca e Augusta, e a chegada, em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero.

A programação oficial começa às 7h25, com a largada da categoria Cadeirantes. Em seguida, às 7h40, é a vez da Elite feminina. Às 8h05, partem os participantes da Elite masculina, do Pelotão C, dos Cadeirantes com Guia e do Pelotão Geral.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade